Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50994

Comparte esta pagina

Título : Aplicação do método kanban em obras civis: um estudo de caso em uma empresa emblemática de construção civil em Pernambuco.
Autor : SILVA, Welton Brenno da
Palabras clave : Kanban; Gestão; Construção civil
Fecha de publicación : 10-may-2023
Citación : SILVA, Welton Brenno da. Aplicação do Método Kanban em obras civis: um estudo de caso em uma empresa emblemática de construção civil em Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Com a necessidade de mudanças para evoluir, a construção civil demanda ferramentas que buscam inovar e aumentar a eficiência nas diversas áreas que a compõe. A metodologia Kanban veio, dessa forma, servir de ferramenta para auxiliar os profissionais na gestão de atividades, elevar o padrão técnico das empresas e mantê-las competitivas no mercado. O presente trabalho buscou entender as características e fundamentos do Kanban, que advêm do método de gestão de obras denominado Lean Construction, bem como seu funcionamento em várias áreas de uma determinada empresa emblemática do ramo da construção civil que atua em diversas cidades do estado de Pernambuco, demonstrando a forma de aplicação padronizada idealizada pela empresa nos seus diversos setores. Com isso, foram analisados os resultados obtidos através da utilização dessa ferramenta, com base nos materiais complementares que a empresa já possui, como: planejamentos, orçamentos, relatórios e afins. A aplicação da metodologia ocorreu em três obras civis, sendo uma comercial, uma industrial e uma residencial, localizadas em cidades distintas, buscando ressaltar as características individuais e as variáveis que determinam a identidade de cada uma. A ferramenta de gestão foi implementada de maneiras diferentes nas obras, uma de forma integral contemplando todo seu período, outra de forma parcial durante sua execução e em outra não chegou a ser implementada. O resultado se deu através da lucratividade individual das obras, onde o valor estabelecido como meta para a empresa foi de 20%. A obra que utilizou a metodologia por todo o seu período obteve uma lucratividade de 25%. A obra que teve a aplicação durante sua execução obteve 21% de lucratividade. Já a obra que não implementou a metodologia obteve um resultado de 5%. Concluiu-se que a metodologia Kanban funcionou como uma solução viável para os diferentes problemas que são apresentados na indústria da construção civil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50994
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC WELTON BRENNO DA SILVA.pdf3.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons