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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50971

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Título: Proposta de modelos adaptados como ferramenta didática para inclusão do estudante com deficiência visual: ampliação e textualização
Autor(es): LEMOS, Maria Daniele Teixeira Beltrão de
Palavras-chave: Biologia - estudo e ensino; Educação inclusiva; Ensino de Ciências; Recurso didático; Educação dos cegos
Data do documento: 24-Ago-2023
Citação: .
Abstract: O uso de modelos didáticos é crucial na apropriação de conceitos para todos os estudantes, envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. No caso de estudante cego, esse tipo de recurso didático precisa ser adaptado de acordo com as necessidades específicas, podendo fazer uso do conhecimento tátil-cinestésico, auditivo, gustativo e olfativo, além do uso da escrita em braile como garantia de acesso aos conteúdos programáticos, papel fundamental do professor no sentido de atuar na promoção do desenvolvimento da aprendizagem. Sendo assim, este estudo teve como objetivo principal trazer a compreensão de uma área do campo das ciências (Citologia) por meio de adaptação e ampliação em alto relevo das imagens contidas no livro didático de ciências, que aparecem de forma constante nos conteúdos abordados, e também por meio da criação de peças que possam ser compreendidas visualmente por meio do tato para alunos cegos, matriculados no 6°Ano do Ensino Fundamental, incluídos em sala de aula regular. A adaptação e a ampliação de imagens contidas no livro didático, possibilita a oferta de uma melhor qualidade na prática pedagógica uma maior interação, participação e compreensão dos conteúdos trabalhados, a partir do contato direto com imagens. Sinaliza-se para uma proposta pedagógica que respeita às necessidades específicas, para além de reconhecer a utilização de recursos didáticos adaptados como uma ferramenta didática que favorece a inclusão, bem como se caracteriza como um meio que proporciona aos alunos cegos, por meio do tato e de outros sentidos, a garantia da igualdade da aprendizagem em sala de aula regular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50971
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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