Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50971

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorLEMOS, Maria Daniele Teixeira Beltrão de-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:27:14Z-
dc.date.available2023-06-12T12:27:14Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.date.submitted2023-06-12-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50971-
dc.description.abstractO uso de modelos didáticos é crucial na apropriação de conceitos para todos os estudantes, envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. No caso de estudante cego, esse tipo de recurso didático precisa ser adaptado de acordo com as necessidades específicas, podendo fazer uso do conhecimento tátil-cinestésico, auditivo, gustativo e olfativo, além do uso da escrita em braile como garantia de acesso aos conteúdos programáticos, papel fundamental do professor no sentido de atuar na promoção do desenvolvimento da aprendizagem. Sendo assim, este estudo teve como objetivo principal trazer a compreensão de uma área do campo das ciências (Citologia) por meio de adaptação e ampliação em alto relevo das imagens contidas no livro didático de ciências, que aparecem de forma constante nos conteúdos abordados, e também por meio da criação de peças que possam ser compreendidas visualmente por meio do tato para alunos cegos, matriculados no 6°Ano do Ensino Fundamental, incluídos em sala de aula regular. A adaptação e a ampliação de imagens contidas no livro didático, possibilita a oferta de uma melhor qualidade na prática pedagógica uma maior interação, participação e compreensão dos conteúdos trabalhados, a partir do contato direto com imagens. Sinaliza-se para uma proposta pedagógica que respeita às necessidades específicas, para além de reconhecer a utilização de recursos didáticos adaptados como uma ferramenta didática que favorece a inclusão, bem como se caracteriza como um meio que proporciona aos alunos cegos, por meio do tato e de outros sentidos, a garantia da igualdade da aprendizagem em sala de aula regular.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEducação dos cegospt_BR
dc.titleProposta de modelos adaptados como ferramenta didática para inclusão do estudante com deficiência visual: ampliação e textualizaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Severina Cássia de Andrade-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxThe use of didactic models is crucial in the appropriation of concepts for all students involved in the teaching and learning process. In the case of a blind student, this type of teaching resource needs to be adapted according to the specific needs, being able to make use of the tactile-kinesthetic, auditory, Gustative and olfactory knowledge, in addition to the use of Braille writing as a guarantee of access to programmatic content, the teacher’s fundamental role in promoting the development of learning. Therefore, the main objective of this study was to bring the understanding of an area of science (Cytology) through adaptation and high-relief amplification of the images contained in the textbook of sciences, which appear constantly in the contents addressed, and also by creating pieces that can be visually understood through touch for blind students, enrolled in the 6°Year of Elementary School, included in the regular classroom. The adaptation and amplification of images contained in the textbook, allows the offer of a better quality in the pedagogical practice a greater interaction, participation and understanding of the contents worked, from the direct contact with images. Points to a pedagogical proposal that addresses specific needs, as well as recognizing the use of adapted teaching resources as a teaching tool that promotes inclusion, and is characterized as a means that provides blind pupils, by means of tact and other senses, the guarantee of equality of learning in the regular classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lemos, Maria Daniele Teixeira Beltrão de.pdf1,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons