Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50969
Comparte esta pagina
Título : | Processos avaliativos e suas respectivas metodologias na biologia do ensino médio: uma revisão da literatura |
Autor : | SILVA, Julia Amanda Medeiros de Souza |
Palabras clave : | Biologia - estudo e ensino; Avaliação da aprendizagem; Ensino de ciências |
Fecha de publicación : | 25-ago-2021 |
Citación : | . |
Resumen : | O presente trabalho realiza um levantamento bibliográfico referente às práticas avaliativas dos educadores de biologia do ensino médio. Tem por objetivo entender os procedimentos metodológicos diagnósticos e construtivistas empreendidos nas avaliações e publicados na literatura dos últimos dez anos. Para atingir o propósito da pesquisa, foi usado uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu através de uma ampla pesquisa no repositório da CAPES e SCIELO, especificamente revistas com Qualis A1 e A2. Após excluir os artigos a partir dos critérios definidos, retiraram-se 4 artigos para análise e discussões relacionados ao tema de avaliação da aprendizagem e os meios avaliativos propostos por educadores da área. Apenas um dos trabalhos de avaliação não foi propriamente voltado à biologia, apenas utilizado como exemplo de aplicação, os outros três atendiam os objetivos sobre a problemática. Foi possível compreender que existe uma pequena quantidade de artigos, teses e dissertações disponíveis sobre métodos avaliativos utilizando abordagens diagnósticas e construtivistas usadas na biologia do ensino médio, área que se faz necessário a existência de mais propostas e relatos de experiências dos professores para disponibilidade científica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50969 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Julia Amanda Medeiros de Souza.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons