Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50969

Compartilhe esta página

Título: Processos avaliativos e suas respectivas metodologias na biologia do ensino médio: uma revisão da literatura
Autor(es): SILVA, Julia Amanda Medeiros de Souza
Palavras-chave: Biologia - estudo e ensino; Avaliação da aprendizagem; Ensino de ciências
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: .
Abstract: O presente trabalho realiza um levantamento bibliográfico referente às práticas avaliativas dos educadores de biologia do ensino médio. Tem por objetivo entender os procedimentos metodológicos diagnósticos e construtivistas empreendidos nas avaliações e publicados na literatura dos últimos dez anos. Para atingir o propósito da pesquisa, foi usado uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu através de uma ampla pesquisa no repositório da CAPES e SCIELO, especificamente revistas com Qualis A1 e A2. Após excluir os artigos a partir dos critérios definidos, retiraram-se 4 artigos para análise e discussões relacionados ao tema de avaliação da aprendizagem e os meios avaliativos propostos por educadores da área. Apenas um dos trabalhos de avaliação não foi propriamente voltado à biologia, apenas utilizado como exemplo de aplicação, os outros três atendiam os objetivos sobre a problemática. Foi possível compreender que existe uma pequena quantidade de artigos, teses e dissertações disponíveis sobre métodos avaliativos utilizando abordagens diagnósticas e construtivistas usadas na biologia do ensino médio, área que se faz necessário a existência de mais propostas e relatos de experiências dos professores para disponibilidade científica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50969
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Julia Amanda Medeiros de Souza.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons