Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50969
Compartilhe esta página
Título: | Processos avaliativos e suas respectivas metodologias na biologia do ensino médio: uma revisão da literatura |
Autor(es): | SILVA, Julia Amanda Medeiros de Souza |
Palavras-chave: | Biologia - estudo e ensino; Avaliação da aprendizagem; Ensino de ciências |
Data do documento: | 25-Ago-2021 |
Citação: | . |
Abstract: | O presente trabalho realiza um levantamento bibliográfico referente às práticas avaliativas dos educadores de biologia do ensino médio. Tem por objetivo entender os procedimentos metodológicos diagnósticos e construtivistas empreendidos nas avaliações e publicados na literatura dos últimos dez anos. Para atingir o propósito da pesquisa, foi usado uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu através de uma ampla pesquisa no repositório da CAPES e SCIELO, especificamente revistas com Qualis A1 e A2. Após excluir os artigos a partir dos critérios definidos, retiraram-se 4 artigos para análise e discussões relacionados ao tema de avaliação da aprendizagem e os meios avaliativos propostos por educadores da área. Apenas um dos trabalhos de avaliação não foi propriamente voltado à biologia, apenas utilizado como exemplo de aplicação, os outros três atendiam os objetivos sobre a problemática. Foi possível compreender que existe uma pequena quantidade de artigos, teses e dissertações disponíveis sobre métodos avaliativos utilizando abordagens diagnósticas e construtivistas usadas na biologia do ensino médio, área que se faz necessário a existência de mais propostas e relatos de experiências dos professores para disponibilidade científica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50969 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Julia Amanda Medeiros de Souza.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons