Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50969

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Julia Amanda Medeiros de Souza-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:26:48Z-
dc.date.available2023-06-12T12:26:48Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2023-06-12-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50969-
dc.description.abstractO presente trabalho realiza um levantamento bibliográfico referente às práticas avaliativas dos educadores de biologia do ensino médio. Tem por objetivo entender os procedimentos metodológicos diagnósticos e construtivistas empreendidos nas avaliações e publicados na literatura dos últimos dez anos. Para atingir o propósito da pesquisa, foi usado uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu através de uma ampla pesquisa no repositório da CAPES e SCIELO, especificamente revistas com Qualis A1 e A2. Após excluir os artigos a partir dos critérios definidos, retiraram-se 4 artigos para análise e discussões relacionados ao tema de avaliação da aprendizagem e os meios avaliativos propostos por educadores da área. Apenas um dos trabalhos de avaliação não foi propriamente voltado à biologia, apenas utilizado como exemplo de aplicação, os outros três atendiam os objetivos sobre a problemática. Foi possível compreender que existe uma pequena quantidade de artigos, teses e dissertações disponíveis sobre métodos avaliativos utilizando abordagens diagnósticas e construtivistas usadas na biologia do ensino médio, área que se faz necessário a existência de mais propostas e relatos de experiências dos professores para disponibilidade científica.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleProcessos avaliativos e suas respectivas metodologias na biologia do ensino médio: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattesCV: http://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThe present work conducts a bibliographical survey regarding the evaluative practices of high school biology educators. It aims to understand the diagnostic and constructivist methodological procedures undertaken in the assessments and published in the literature of the last ten years. To achieve the purpose of the research, a qualitative approach was used, data collection took place through a broad search in the repository of CAPES and SCIELO, specifically journals with Qualis A1 and A2. After excluding the articles based on the defined criteria, 4 articles were removed for analysis and discussions related to the topic of learning assessment and the evaluative means proposed by educators in the area. Only one of the evaluation works was not properly focused on biology, only used as an application example, the other three met the objectives on the issue. It was possible to understand that there is a small amount of articles, theses and dissertations available on evaluative methods using diagnostic and constructivist approaches used in high school biology, an area that requires the existence of more proposals and reports of teachers' experiences for scientific availabilitypt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Julia Amanda Medeiros de Souza.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons