Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50932

Share on

Title: A uberização do trabalho docente
Authors: LUCENA, Larissa Barbosa de
Keywords: trabalho docente; uberização; educação
Issue Date: 5-Jun-2023
Citation: LUCENA, Larissa Barbosa de. A uberização do trabalho docente. 2023. 37 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: A partir do salto tecnológico mundial ocasionado pela impulsão das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais (TICs), novos formatos laborais surgem no início do século XXI. O ideário liberal tem buscado incansavelmente por engrenagens tecnológicas que permitam o aumento da exploração de mais-valia, dentre estas, temos a uberização a qual tem se mostrado uma tendência crescente com grande possibilidade de expansão para diversos setores, inclusive o educacional. O presente trabalho objetiva apresentar um levantamento sobre a contratação de docentes via plataforma/aplicativo, onde a partir de uma revisão da literatura, investigamos plataformas digitais e outras propostas de contratação uberizada de docentes. Foi utilizado como referencial teórico/metodológico o materialismo histórico-dialético enquanto teoria do conhecimento e método investigativo dos dados da realidade. Como resultado, este trabalho indica que as investidas da uberização vem se intensificando em diversos níveis da educação brasileira e, apresentam-se como um futuro possível para as redes privadas e públicas de ensino intensificarem a precarização e potencializarem seus lucros. Ademais, compreendemos esse movimento como um processo de incremento da exploração do capital sobre o trabalho com consequente precarização dos vínculos trabalhistas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50932
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCENA, Larissa Barbosa. 06_06_2023.pdf563,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons