Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50932
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Marco Antonio Fidalgo | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Larissa Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T20:22:26Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T20:22:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-06 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Larissa Barbosa de. A uberização do trabalho docente. 2023. 37 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50932 | - |
dc.description.abstract | A partir do salto tecnológico mundial ocasionado pela impulsão das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais (TICs), novos formatos laborais surgem no início do século XXI. O ideário liberal tem buscado incansavelmente por engrenagens tecnológicas que permitam o aumento da exploração de mais-valia, dentre estas, temos a uberização a qual tem se mostrado uma tendência crescente com grande possibilidade de expansão para diversos setores, inclusive o educacional. O presente trabalho objetiva apresentar um levantamento sobre a contratação de docentes via plataforma/aplicativo, onde a partir de uma revisão da literatura, investigamos plataformas digitais e outras propostas de contratação uberizada de docentes. Foi utilizado como referencial teórico/metodológico o materialismo histórico-dialético enquanto teoria do conhecimento e método investigativo dos dados da realidade. Como resultado, este trabalho indica que as investidas da uberização vem se intensificando em diversos níveis da educação brasileira e, apresentam-se como um futuro possível para as redes privadas e públicas de ensino intensificarem a precarização e potencializarem seus lucros. Ademais, compreendemos esse movimento como um processo de incremento da exploração do capital sobre o trabalho com consequente precarização dos vínculos trabalhistas. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | uberização | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.title | A uberização do trabalho docente | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5637254837574460 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8192156992165855 | pt_BR |
dc.description.abstractx | From the global technological leap occasioned by the drive of Information and Communication Technologies (ICTs), new labor formats have emerged at the beginning of the 21st century. The liberal ideology has been tirelessly searching for technological gears that allow for the increase of surplus value exploitation, among these, we have uberization, which has shown itself to be a growing trend with great possibility of expansion to various sectors, including education. The present work aims to present a survey on the hiring of teachers via platform/application, where, based on a literature review, we investigate digital platforms and other formats of uber-hiring of teachers. Dialectical historical materialism was used as a theory of knowledge and as a method for investigating the data of reality. As a result, this work indicates that the onslaught of uberization has been intensifying at various levels of Brazilian education and presents itself as a possible future for private and public education networks to intensify precariousness and increase their profits. Moreover, we understand this movement as a process of increasing the exploitation of capital over labor with consequent precarization of labor relations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCENA, Larissa Barbosa. 06_06_2023.pdf | 563,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons