Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50859

Share on

Title: Análise do impacto do programa residência pedagógica na formação de licenciados em física: inovação e prática pedagógica.
Authors: LIMA, Thiago Tabosa de
Keywords: Residência pedagógica; Formação de professores; Inovação; Prática de ensino
Issue Date: 3-May-2023
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do Programa Residência Pedagógica (RP) nos estudantes do curso de física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. O programa do RP visa incentivar inovações que contribuem com a teoria e a prática em colaboração com o auxílio da Rede de Educação Básica de Ensino. O estudo foi realizado por meio de um questionário aplicado a estudantes do curso que participaram do RP de 2018 a 2020. Os resultados alcançados em termos de desenvolvimento da capacidade de ensino e estabelecimento de novas práticas de ensino foram analisados de forma qualitativa teve a participação de 26 alunos que foram convidados a responder o questionário onde dele obtivemos resultado interessantes em relação ao RP. Esse estudo é de grande importância, uma vez que pode fornecer informações valiosas sobre o impacto do programa em melhorar a qualidade do ensino e estimular a inovação pedagógica. Os resultados deste estudo indicam que o RP teve um impacto significativo na formação dos estudantes de física no campus Agreste da UFPE, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e competências como futuros professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50859
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Thiago Tabosa de Lima.pdf729,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons