Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50859

Compartilhe esta página

Título: Análise do impacto do programa residência pedagógica na formação de licenciados em física: inovação e prática pedagógica.
Autor(es): LIMA, Thiago Tabosa de
Palavras-chave: Residência pedagógica; Formação de professores; Inovação; Prática de ensino
Data do documento: 3-Mai-2023
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do Programa Residência Pedagógica (RP) nos estudantes do curso de física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. O programa do RP visa incentivar inovações que contribuem com a teoria e a prática em colaboração com o auxílio da Rede de Educação Básica de Ensino. O estudo foi realizado por meio de um questionário aplicado a estudantes do curso que participaram do RP de 2018 a 2020. Os resultados alcançados em termos de desenvolvimento da capacidade de ensino e estabelecimento de novas práticas de ensino foram analisados de forma qualitativa teve a participação de 26 alunos que foram convidados a responder o questionário onde dele obtivemos resultado interessantes em relação ao RP. Esse estudo é de grande importância, uma vez que pode fornecer informações valiosas sobre o impacto do programa em melhorar a qualidade do ensino e estimular a inovação pedagógica. Os resultados deste estudo indicam que o RP teve um impacto significativo na formação dos estudantes de física no campus Agreste da UFPE, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e competências como futuros professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50859
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thiago Tabosa de Lima.pdf729,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons