Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50859
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramos, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | LIMA, Thiago Tabosa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T18:00:23Z | - |
dc.date.available | 2023-06-05T18:00:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50859 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do Programa Residência Pedagógica (RP) nos estudantes do curso de física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. O programa do RP visa incentivar inovações que contribuem com a teoria e a prática em colaboração com o auxílio da Rede de Educação Básica de Ensino. O estudo foi realizado por meio de um questionário aplicado a estudantes do curso que participaram do RP de 2018 a 2020. Os resultados alcançados em termos de desenvolvimento da capacidade de ensino e estabelecimento de novas práticas de ensino foram analisados de forma qualitativa teve a participação de 26 alunos que foram convidados a responder o questionário onde dele obtivemos resultado interessantes em relação ao RP. Esse estudo é de grande importância, uma vez que pode fornecer informações valiosas sobre o impacto do programa em melhorar a qualidade do ensino e estimular a inovação pedagógica. Os resultados deste estudo indicam que o RP teve um impacto significativo na formação dos estudantes de física no campus Agreste da UFPE, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e competências como futuros professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Análise do impacto do programa residência pedagógica na formação de licenciados em física: inovação e prática pedagógica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the impact of the Pedagogical Residency Program (RP) on the students of the Physics course at the Academic Center of Agreste of the Federal University of Pernambuco. The RP program aims to encourage innovations that contribute to theory and practice in collaboration with the Basic Education Teaching Network. The study was carried out through a questionnaire applied to students of the course who participated in the RP from 2018 to 2020. The results achieved in terms of teaching capacity development and establishment of new teaching practices were qualitatively analyzed, with the participation of 26 students who had to answer the questionnaire, from which we obtained interesting results regarding RP. This study is of great importance as it can provide valuable information about the impact of the program in improving the quality of teaching and stimulating pedagogical innovation. The results of this study indicate that the RP had a significant impact on the formation of physics students at the Agreste campus of UFPE, contributing to the improvement of their skills and competencies as future teachers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thiago Tabosa de Lima.pdf | 729,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons