Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50759
Share on
Title: | Concepções de avaliação da aprendizagem mobilizadas nos trabalhos de conclusão do curso de química-licenciatura CAA-UFPE. |
Authors: | CAVALCANTI, Maria Izabel da Silva |
Keywords: | Avaliação da Aprendizagem; Trabalho de Conclusão de Curso; Química-licenciatura |
Issue Date: | 30-May-2023 |
Citation: | CAVALCANTI, Maria Izabel da Silva. Concepções de avaliação da aprendizagem mobilizadas nos trabalhos de conclusão do curso de química-licenciatura CAA-UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho surge a partir de inquietações geradas no decorrer da graduação de Química-Licenciatura, mais precisamente ao cursar a disciplina de Avaliação da Aprendizagem. Tendo maior interesse estabelecido ao ter os primeiros contatos com Avaliação de sala de aula ao longo das experiências construídas também como professora. As inquietações e experiências nos levaram a propor o seguinte objetivo de pesquisa: analisar quais são as concepções de Avaliação da Aprendizagem presentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Química-Licenciatura da UFPE presentes em seu repositório digital, o ATTENA. O referencial teórico abordou a Pedagogia do Exame (LUCKESI,2011); Avaliação Mediadora (HOFFMANN, 2009; LEMOS E SÁ, 2015); Avaliação Formativa, Somativa e Diagnóstica (VILLAS BOAS, 2006; DUARTE, 2015; GALVÃO E SOUZA, 2016; LEITE E MÓL, 2022 e SANTOS E SCHNETZLER, 1996). O presente estudo se classifica como uma pesquisa básica de caráter exploratório, se caracterizando como uma pesquisa documental e se utilizando da análise de conteúdo (temática) de Bardin (2016). Os resultados deste trabalho mostraram que os TCC’s do curso de Química-Licenciatura abordaram inúmeras concepções sobre a avaliação, muitas delas intituladas como muito eficazes no processo de ensino e aprendizagem, e outras intituladas como ineficazes. Os TCC’s analisados também trazem algumas percepções de que a avaliação é um mecanismo de auxílio para o docente e o aluno. Notamos também, o entendimento de que a Avaliação com sentido formativo é eficiente pois faz com que os professores possam refletir sua própria prática, além de muito contribuir para o ensino de química. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50759 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Izabel da Silva Cavalcanti.pdf | 499,61 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License