Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50759

Compartilhe esta página

Título: Concepções de avaliação da aprendizagem mobilizadas nos trabalhos de conclusão do curso de química-licenciatura CAA-UFPE.
Autor(es): CAVALCANTI, Maria Izabel da Silva
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem; Trabalho de Conclusão de Curso; Química-licenciatura
Data do documento: 30-Mai-2023
Citação: CAVALCANTI, Maria Izabel da Silva. Concepções de avaliação da aprendizagem mobilizadas nos trabalhos de conclusão do curso de química-licenciatura CAA-UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente trabalho surge a partir de inquietações geradas no decorrer da graduação de Química-Licenciatura, mais precisamente ao cursar a disciplina de Avaliação da Aprendizagem. Tendo maior interesse estabelecido ao ter os primeiros contatos com Avaliação de sala de aula ao longo das experiências construídas também como professora. As inquietações e experiências nos levaram a propor o seguinte objetivo de pesquisa: analisar quais são as concepções de Avaliação da Aprendizagem presentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Química-Licenciatura da UFPE presentes em seu repositório digital, o ATTENA. O referencial teórico abordou a Pedagogia do Exame (LUCKESI,2011); Avaliação Mediadora (HOFFMANN, 2009; LEMOS E SÁ, 2015); Avaliação Formativa, Somativa e Diagnóstica (VILLAS BOAS, 2006; DUARTE, 2015; GALVÃO E SOUZA, 2016; LEITE E MÓL, 2022 e SANTOS E SCHNETZLER, 1996). O presente estudo se classifica como uma pesquisa básica de caráter exploratório, se caracterizando como uma pesquisa documental e se utilizando da análise de conteúdo (temática) de Bardin (2016). Os resultados deste trabalho mostraram que os TCC’s do curso de Química-Licenciatura abordaram inúmeras concepções sobre a avaliação, muitas delas intituladas como muito eficazes no processo de ensino e aprendizagem, e outras intituladas como ineficazes. Os TCC’s analisados também trazem algumas percepções de que a avaliação é um mecanismo de auxílio para o docente e o aluno. Notamos também, o entendimento de que a Avaliação com sentido formativo é eficiente pois faz com que os professores possam refletir sua própria prática, além de muito contribuir para o ensino de química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50759
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Izabel da Silva Cavalcanti.pdf499,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons