Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50759

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Torres-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Maria Izabel da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-31T19:47:47Z-
dc.date.available2023-05-31T19:47:47Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Maria Izabel da Silva. Concepções de avaliação da aprendizagem mobilizadas nos trabalhos de conclusão do curso de química-licenciatura CAA-UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50759-
dc.description.abstractO presente trabalho surge a partir de inquietações geradas no decorrer da graduação de Química-Licenciatura, mais precisamente ao cursar a disciplina de Avaliação da Aprendizagem. Tendo maior interesse estabelecido ao ter os primeiros contatos com Avaliação de sala de aula ao longo das experiências construídas também como professora. As inquietações e experiências nos levaram a propor o seguinte objetivo de pesquisa: analisar quais são as concepções de Avaliação da Aprendizagem presentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Química-Licenciatura da UFPE presentes em seu repositório digital, o ATTENA. O referencial teórico abordou a Pedagogia do Exame (LUCKESI,2011); Avaliação Mediadora (HOFFMANN, 2009; LEMOS E SÁ, 2015); Avaliação Formativa, Somativa e Diagnóstica (VILLAS BOAS, 2006; DUARTE, 2015; GALVÃO E SOUZA, 2016; LEITE E MÓL, 2022 e SANTOS E SCHNETZLER, 1996). O presente estudo se classifica como uma pesquisa básica de caráter exploratório, se caracterizando como uma pesquisa documental e se utilizando da análise de conteúdo (temática) de Bardin (2016). Os resultados deste trabalho mostraram que os TCC’s do curso de Química-Licenciatura abordaram inúmeras concepções sobre a avaliação, muitas delas intituladas como muito eficazes no processo de ensino e aprendizagem, e outras intituladas como ineficazes. Os TCC’s analisados também trazem algumas percepções de que a avaliação é um mecanismo de auxílio para o docente e o aluno. Notamos também, o entendimento de que a Avaliação com sentido formativo é eficiente pois faz com que os professores possam refletir sua própria prática, além de muito contribuir para o ensino de química.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica-licenciaturapt_BR
dc.titleConcepções de avaliação da aprendizagem mobilizadas nos trabalhos de conclusão do curso de química-licenciatura CAA-UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7980993332095522pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxThe present work arises from concerns generated during the Chemistry-Licenciatura graduation, more precisely when attending the Learning Assessment discipline. Having greater interest established when having the first contacts with Classroom Assessment throughout the experiences built also as a teacher. The concerns and experiences led us to propose the following research objective: to analyze which are the concepts of Learning Assessment present in the Course Completion Works (TCC) of the Chemistry-Licenciatura course at UFPE present in its digital repository, the ATTENA. The theoretical framework addressed the Pedagogy of the Examination (LUCKESI, 2011); Mediating Assessment (HOFFMANN, 2009; LEMOS E SÁ, 2015); Formative, Summative and Siagnostic Assessment (VILLAS BOAS, 2006; DUARTE, 2015; GALVÃO E SOUZA, 2016; LEITE E MÓL, 2022 and SANTOS AND SCHNETZLER, 1996). The present study is classified as a basic exploratory research, characterizing itself as a documentary research and using Bardin's (2016) content analysis (thematic). The results of this work show that the TCC's of the Chemistry-Licenciatura course addressed numerous conceptions about evaluation, many of them titled as very effective in the teaching and learning process, and others titled as ineffective. The TCC's analyzed also bring some perceptions that the evaluation is an aid mechanism for the teacher and the student. We also noted the understanding that the Assessment with a formative sense is efficient because it allows teachers to reflect on their own practice, in addition to greatly contributing to the teaching of chemistry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Izabel da Silva Cavalcanti.pdf499,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons