Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50737

Comparte esta pagina

Título : Um estudo sobre a educação científica acerca da energia solar.
Autor : SILVA, Mayara Batista da
Palabras clave : Educação científica; Energias renováveis; Fotovoltaica; Tecnologia
Fecha de publicación : 12-may-2023
Citación : SILVA, Mayara Batista da. Um estudo acerca da energia solar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : A educação científica é uma importante ferramenta para conscientizar e informar as pessoas sobre questões relacionadas à sustentabilidade, preservação ambiental e desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, a energia solar vem ganhando destaque como uma alternativa limpa, renovável e economicamente viável para a produção de energia elétrica. No entanto, é fundamental que a população em geral esteja consciente dos benefícios e impactos ambientais e econômicos dessa fonte. Este trabalho busca compreender a atual situação da educação científica em determinados ambientes, por meio de uma abordagem qualitativa exploratória. Foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e de campo, incluindo questionários aplicados a quatro grupos distintos: professores e estudantes do ensino médio (anos finais), equipe de venda e instalação de placas solares e consumidores de energia solar, ao todo 19 pessoas participaram da pesquisa e suas respostas foram utilizadas para fins de comparação, com o objetivo de evidenciar suas perspectivas a respeito da importância da educação científica em suas relações cotidianas e seu impacto na sociedade atual, bem como identificar possíveis lacunas na educação científica em relação à energia solar e as tecnologias nela empregada. Embora a energia limpa seja reconhecida, é evidente que, em geral, as pessoas estão mais preocupadas com questões econômicas ao tomar decisões e tendem a encarar as preocupações relacionadas ao lixo eletrônico como um problema futuro, no qual alguém será responsável por desenvolver tecnologias de reciclagem e descarte adequado. Logo a educação científica é um caminho que pode ser adotado não apenas encontrar soluções, como também possibilitar inclusão e redução da desigualdade nas comunidades.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50737
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mayara Batista da Silva.pdf414,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons