Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50737

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Heydson Henrique Brito da-
dc.contributor.authorSILVA, Mayara Batista da-
dc.date.accessioned2023-05-31T15:06:16Z-
dc.date.available2023-05-31T15:06:16Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationSILVA, Mayara Batista da. Um estudo acerca da energia solar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50737-
dc.description.abstractA educação científica é uma importante ferramenta para conscientizar e informar as pessoas sobre questões relacionadas à sustentabilidade, preservação ambiental e desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, a energia solar vem ganhando destaque como uma alternativa limpa, renovável e economicamente viável para a produção de energia elétrica. No entanto, é fundamental que a população em geral esteja consciente dos benefícios e impactos ambientais e econômicos dessa fonte. Este trabalho busca compreender a atual situação da educação científica em determinados ambientes, por meio de uma abordagem qualitativa exploratória. Foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e de campo, incluindo questionários aplicados a quatro grupos distintos: professores e estudantes do ensino médio (anos finais), equipe de venda e instalação de placas solares e consumidores de energia solar, ao todo 19 pessoas participaram da pesquisa e suas respostas foram utilizadas para fins de comparação, com o objetivo de evidenciar suas perspectivas a respeito da importância da educação científica em suas relações cotidianas e seu impacto na sociedade atual, bem como identificar possíveis lacunas na educação científica em relação à energia solar e as tecnologias nela empregada. Embora a energia limpa seja reconhecida, é evidente que, em geral, as pessoas estão mais preocupadas com questões econômicas ao tomar decisões e tendem a encarar as preocupações relacionadas ao lixo eletrônico como um problema futuro, no qual alguém será responsável por desenvolver tecnologias de reciclagem e descarte adequado. Logo a educação científica é um caminho que pode ser adotado não apenas encontrar soluções, como também possibilitar inclusão e redução da desigualdade nas comunidades.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectEnergias renováveispt_BR
dc.subjectFotovoltaicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a educação científica acerca da energia solar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0969130565327176pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.description.abstractxScientific education is an important tool to raise awareness and inform people about issues related to sustainability, environmental preservation, and technological development. In this sense, solar energy has been gaining prominence as a clean, renewable, and economically viable alternative for electricity production. However, it is essential that the general population is aware of the environmental and economic benefits and impacts of this source. This work aims to understand the current situation of scientific education in certain environments through an exploratory qualitative approach. Bibliographic and field research techniques were used, including questionnaires applied to four distinct groups: high school (final years) teachers and students, solar panel sales and installation teams, and solar energy consumers. A total of 19 people participated in the research, and their responses were used for comparison purposes to highlight their perspectives on the importance of scientific education in their daily lives and its impact on current society, as well as to identify possible gaps in scientific education regarding solar energy and the technologies employed in it. Although clean energy is acknowledged, it is evident that, in general, people are more concerned about economic issues when making decisions and tend to perceive concerns regarding electronic waste as a future problem, in which someone will be responsible for developing recycling technologies and proper disposal. Therefore, scientific education is a path that can be adopted not only to find solutions but also to enable inclusion and reduce inequality within communities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mayara Batista da Silva.pdf414,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons