Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50737

Compartilhe esta página

Título: Um estudo sobre a educação científica acerca da energia solar.
Autor(es): SILVA, Mayara Batista da
Palavras-chave: Educação científica; Energias renováveis; Fotovoltaica; Tecnologia
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: SILVA, Mayara Batista da. Um estudo acerca da energia solar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A educação científica é uma importante ferramenta para conscientizar e informar as pessoas sobre questões relacionadas à sustentabilidade, preservação ambiental e desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, a energia solar vem ganhando destaque como uma alternativa limpa, renovável e economicamente viável para a produção de energia elétrica. No entanto, é fundamental que a população em geral esteja consciente dos benefícios e impactos ambientais e econômicos dessa fonte. Este trabalho busca compreender a atual situação da educação científica em determinados ambientes, por meio de uma abordagem qualitativa exploratória. Foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e de campo, incluindo questionários aplicados a quatro grupos distintos: professores e estudantes do ensino médio (anos finais), equipe de venda e instalação de placas solares e consumidores de energia solar, ao todo 19 pessoas participaram da pesquisa e suas respostas foram utilizadas para fins de comparação, com o objetivo de evidenciar suas perspectivas a respeito da importância da educação científica em suas relações cotidianas e seu impacto na sociedade atual, bem como identificar possíveis lacunas na educação científica em relação à energia solar e as tecnologias nela empregada. Embora a energia limpa seja reconhecida, é evidente que, em geral, as pessoas estão mais preocupadas com questões econômicas ao tomar decisões e tendem a encarar as preocupações relacionadas ao lixo eletrônico como um problema futuro, no qual alguém será responsável por desenvolver tecnologias de reciclagem e descarte adequado. Logo a educação científica é um caminho que pode ser adotado não apenas encontrar soluções, como também possibilitar inclusão e redução da desigualdade nas comunidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50737
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mayara Batista da Silva.pdf414,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons