Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50662
Compartilhe esta página
Título: | O violão como instrumento didático: uma proposta para aulas de ondulatória no ensino médio. |
Autor(es): | SILVA, Erivelton Guimarães |
Palavras-chave: | Ensino de física; Instrumento musical; Ondulatória |
Data do documento: | 15-Mai-2023 |
Citação: | SILVA, Erivelton Guimarães. Título: O violão como instrumento didático: uma proposta para aulas de ondulatória no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo propor o uso do violão como instrumento didático para aulas de ondulatória no ensino médio. A proposta surge a partir da constatação do desinteresse dos alunos pela física e visa aproximá-los por meio de experimentos que despertem o interesse pelo conteúdo e sua aplicação no cotidiano. A base para a proposta foi a adaptação para o conteúdo de ondulatória do livro "+ Ação na Escola e na Comunidade – Projetos integradores", que busca conectar o conhecimento escolar com as necessidades da sociedade, estimulando a criatividade e a autonomia dos alunos. A proposta é dividida em três encontros, sendo o primeiro dedicado à apresentação do projeto e os materiais que serão utilizados, o segundo à fundamentação teórica e apresentação do instrumento e o terceiro à apresentação dos experimentos por parte dos alunos, onde será feita a avaliação com base no andamento das aulas e na capacidade dos alunos em explicar os conceitos físicos por trás dos experimentos. Espera-se que a proposta tenha resultados positivos, promovendo uma compreensão mais profunda da física e despertando o interesse dos alunos pela disciplina. Acredita-se que a utilização do violão como ferramenta didática é uma ótima resposta para sanar esse problema, visto é um instrumento barato e de fácil acesso, capaz de explorar uma infinidade de conceitos relacionados ao conteúdo de ondulatória. Assim, os alunos poderão perceber que a física não é apenas um conjunto de reflexões abstratas, mas sim uma ciência presente em seu cotidiano e que pode ser explorada de diversas maneiras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50662 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Erivelton Guimarães Silva.pdf | 607,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons