Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50662

Compartilhe esta página

Título: O violão como instrumento didático: uma proposta para aulas de ondulatória no ensino médio.
Autor(es): SILVA, Erivelton Guimarães
Palavras-chave: Ensino de física; Instrumento musical; Ondulatória
Data do documento: 15-Mai-2023
Citação: SILVA, Erivelton Guimarães. Título: O violão como instrumento didático: uma proposta para aulas de ondulatória no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo propor o uso do violão como instrumento didático para aulas de ondulatória no ensino médio. A proposta surge a partir da constatação do desinteresse dos alunos pela física e visa aproximá-los por meio de experimentos que despertem o interesse pelo conteúdo e sua aplicação no cotidiano. A base para a proposta foi a adaptação para o conteúdo de ondulatória do livro "+ Ação na Escola e na Comunidade – Projetos integradores", que busca conectar o conhecimento escolar com as necessidades da sociedade, estimulando a criatividade e a autonomia dos alunos. A proposta é dividida em três encontros, sendo o primeiro dedicado à apresentação do projeto e os materiais que serão utilizados, o segundo à fundamentação teórica e apresentação do instrumento e o terceiro à apresentação dos experimentos por parte dos alunos, onde será feita a avaliação com base no andamento das aulas e na capacidade dos alunos em explicar os conceitos físicos por trás dos experimentos. Espera-se que a proposta tenha resultados positivos, promovendo uma compreensão mais profunda da física e despertando o interesse dos alunos pela disciplina. Acredita-se que a utilização do violão como ferramenta didática é uma ótima resposta para sanar esse problema, visto é um instrumento barato e de fácil acesso, capaz de explorar uma infinidade de conceitos relacionados ao conteúdo de ondulatória. Assim, os alunos poderão perceber que a física não é apenas um conjunto de reflexões abstratas, mas sim uma ciência presente em seu cotidiano e que pode ser explorada de diversas maneiras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50662
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Erivelton Guimarães Silva.pdf607,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons