Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50662

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSILVA, Erivelton Guimarães-
dc.date.accessioned2023-05-29T21:43:14Z-
dc.date.available2023-05-29T21:43:14Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2023-05-15-
dc.identifier.citationSILVA, Erivelton Guimarães. Título: O violão como instrumento didático: uma proposta para aulas de ondulatória no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50662-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo propor o uso do violão como instrumento didático para aulas de ondulatória no ensino médio. A proposta surge a partir da constatação do desinteresse dos alunos pela física e visa aproximá-los por meio de experimentos que despertem o interesse pelo conteúdo e sua aplicação no cotidiano. A base para a proposta foi a adaptação para o conteúdo de ondulatória do livro "+ Ação na Escola e na Comunidade – Projetos integradores", que busca conectar o conhecimento escolar com as necessidades da sociedade, estimulando a criatividade e a autonomia dos alunos. A proposta é dividida em três encontros, sendo o primeiro dedicado à apresentação do projeto e os materiais que serão utilizados, o segundo à fundamentação teórica e apresentação do instrumento e o terceiro à apresentação dos experimentos por parte dos alunos, onde será feita a avaliação com base no andamento das aulas e na capacidade dos alunos em explicar os conceitos físicos por trás dos experimentos. Espera-se que a proposta tenha resultados positivos, promovendo uma compreensão mais profunda da física e despertando o interesse dos alunos pela disciplina. Acredita-se que a utilização do violão como ferramenta didática é uma ótima resposta para sanar esse problema, visto é um instrumento barato e de fácil acesso, capaz de explorar uma infinidade de conceitos relacionados ao conteúdo de ondulatória. Assim, os alunos poderão perceber que a física não é apenas um conjunto de reflexões abstratas, mas sim uma ciência presente em seu cotidiano e que pode ser explorada de diversas maneiras.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectInstrumento musicalpt_BR
dc.subjectOndulatóriapt_BR
dc.titleO violão como instrumento didático: uma proposta para aulas de ondulatória no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6167431292637296pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to propose the use of the guitar as a didactic tool for high school wave physics classes. The proposal arises from the observation of students' lack of interest in physics and aims to bring them closer through experiments that awaken their interest in the subject and its application in daily life. The proposal is based on the adaptation of the book "+ Ação na Escola e na Comunidade - Projetos Integradores" (Action in School and Community - Integrative Projects) to the wave physics content, which seeks to connect school knowledge with the needs of society, stimulating students' creativity and autonomy. The proposal is divided into three meetings, with the first dedicated to presenting the project and the materials that will be used, the second to theoretical foundation and presentation of the instrument, and the third to students' presentation of the experiments, where evaluation will be based on the progress of the classes and the ability of the students to explain the physical concepts behind the experiments. It is expected that the proposal will have positive results, promoting a deeper understanding of physics and awakening students' interest in the discipline. It is believed that the use of the guitar as a didactic tool is an excellent solution to this problem, as it is a cheap and easily accessible instrument capable of exploring a multitude of concepts related to wave physics content. Thus, students can perceive that physics is not just a set of abstract reflections, but a science present in their daily lives and that can be explored in various ways.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Erivelton Guimarães Silva.pdf607,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons