Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50662
Share on
Title: | O violão como instrumento didático: uma proposta para aulas de ondulatória no ensino médio. |
Authors: | SILVA, Erivelton Guimarães |
Keywords: | Ensino de física; Instrumento musical; Ondulatória |
Issue Date: | 15-May-2023 |
Citation: | SILVA, Erivelton Guimarães. Título: O violão como instrumento didático: uma proposta para aulas de ondulatória no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo propor o uso do violão como instrumento didático para aulas de ondulatória no ensino médio. A proposta surge a partir da constatação do desinteresse dos alunos pela física e visa aproximá-los por meio de experimentos que despertem o interesse pelo conteúdo e sua aplicação no cotidiano. A base para a proposta foi a adaptação para o conteúdo de ondulatória do livro "+ Ação na Escola e na Comunidade – Projetos integradores", que busca conectar o conhecimento escolar com as necessidades da sociedade, estimulando a criatividade e a autonomia dos alunos. A proposta é dividida em três encontros, sendo o primeiro dedicado à apresentação do projeto e os materiais que serão utilizados, o segundo à fundamentação teórica e apresentação do instrumento e o terceiro à apresentação dos experimentos por parte dos alunos, onde será feita a avaliação com base no andamento das aulas e na capacidade dos alunos em explicar os conceitos físicos por trás dos experimentos. Espera-se que a proposta tenha resultados positivos, promovendo uma compreensão mais profunda da física e despertando o interesse dos alunos pela disciplina. Acredita-se que a utilização do violão como ferramenta didática é uma ótima resposta para sanar esse problema, visto é um instrumento barato e de fácil acesso, capaz de explorar uma infinidade de conceitos relacionados ao conteúdo de ondulatória. Assim, os alunos poderão perceber que a física não é apenas um conjunto de reflexões abstratas, mas sim uma ciência presente em seu cotidiano e que pode ser explorada de diversas maneiras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50662 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Erivelton Guimarães Silva.pdf | 607,81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License