Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50561

Compartilhe esta página

Título: Gestão estratégica e ações defensivas na construção de fluxos informacionais na relação consultor-cliente: uma análise a partir da teoria da ação
Autor(es): SANTOS, Quezia Adriane
Palavras-chave: Fluxo informacional; Gestão estratégica da informação; Teoria da ação; Descentralização da informação
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: SANTOS, Quezia Adriane. Gestão estratégica e ações defensivas na construção de fluxos informacionais na relação consultor-cliente: uma análise a partir da teoria da ação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A referida pesquisa se relaciona com os desafios encontrados na área da gestão estratégica, durante o processo das etapas que envolvem o fluxo informacional, baseando-se na Teoria da Ação. Assim, possui como em objetivo analisar a partir dessa teoria, o impacto das rotinas defensivas no processo de construção de fluxos informacionais na relação consultor e cliente, por meio de uma empresa localizada em Recife-Pernambuco. O comportamento das pessoas envolvidas no fluxo informacional impacta diretamente na obtenção e utilidade dessa informação. A informação necessita ser trabalhada no setor organizacional, por meio da caracterização do papel e atuação de cada sujeito que faz parte do fluxo, para que a partir de então se identifique as incongruências e se elabore estratégias para corrigir as divergências e executar o trabalho. O estudo parte de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que teve como instrumento as entrevistas semi-estruturadas realizadas com consultores e clientes. Tiveram como propósito verificar atitudes que precisam ser vencidas pela organização no processo de construção do fluxo informacional e que podem interferir na execução das demandas a serem realizadas. Identificou-se um discurso unilateral, onde a informação ainda precisa ser descentralizada e contextualizada de maneira mais dinâmica, evitando a burocracia e tornando o espaço de trocas dessa informação mais harmonioso e dialogado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50561
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Quezia Adriane Santos .pdf588,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons