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Título : O ensino remoto e seus desafios sob a ótica dos estudantes do ensino médio de uma escola pública na cidade do Recife-PE
Autor : SANTOS, Williams Ryder Alves dos
Palabras clave : COVID-19; ensino à distância; ensino presencial; isolamento social
Fecha de publicación : 21-nov-2022
Citación : SANTOS, Williams Ryder Alves dos. O ensino remoto e seus desafios sob a ótica dos estudantes do ensino médio de uma escola pública na cidade do Recife-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Diante das diversas mudanças ocorridas na sociedade durante a pandemia de COVID-19, doença causada pelo Coronavírus, o isolamento social foi a que mais impactou na educação, pois as escolas foram obrigadas a fechar suas portas e encerrar todas as atividades presenciais, com isso o ensino remoto foi adotado como ferramenta para dar continuidade às aulas nos anos de 2020 e 2021, desafiando assim toda comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto. O objetivo do presente estudo é identificar os principais problemas enfrentados durante o período de aulas remotas na ótica dos estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, localizada na cidade do Recife, estado de Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi aplicada de forma presencial, através de um questionário que foi elaborado com 19 perguntas fechadas para 227 estudantes do ensino médio da Escola Liceu. A partir da análise dos resultados pode-se observar que (51,5%) dos alunos alegaram sentir dificuldade com o ensino remoto, (37,9%) um pouco de dificuldade e apenas (8,8%) alegaram não sentir dificuldades. Quando questionados acerca dos recursos tecnológicos, (29,5%) dos alunos responderam não possuir computador ou tablet para os estudos; (30%) precisou compartilhar aparelhos eletrônicos com irmãos, primos ou colegas e (50,7%) precisou compartilhar sinal de internet. A pesquisa ainda mostrou que (78,4%) responderam que algum familiar da sua casa foi diagnosticado com COVID-19 e (40,5%) dos alunos informaram que contraíram a COVID-19 durante o período de aulas remotas. Dessa forma infere-se que, apesar de proporcionar conhecimento e prática com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDICs) à professores e alunos, em um contexto geral, o ensino remoto foi negativo, pois a grande maioria dos alunos relataram dificuldades durante o período, pôde-se identificar também, que grande parte dos alunos não possuíam os recursos tecnológicos adequados para uma boa aprendizagem e que mesmo com o isolamento social houve uma grande taxa de infecção pela doença durante o período de ensino remoto. Conclui-se assim que é necessário, uma maior atuação das redes de ensino, como também políticas públicas e investimentos em recursos tecnológicos, garantias para que os alunos tenham de forma inclusiva acesso a internet e equipamentos adequados para realização dos estudos nessa modalidade de ensino, que foi utilizada de maneira emergencial, mas que pode sim ser uma alternativa para educação básica, desde que seja igualitária.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50407
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

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