Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50407

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Talitha Lucena de-
dc.contributor.authorSANTOS, Williams Ryder Alves dos-
dc.date.accessioned2023-05-22T12:27:57Z-
dc.date.available2023-05-22T12:27:57Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.date.submitted2023-05-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Williams Ryder Alves dos. O ensino remoto e seus desafios sob a ótica dos estudantes do ensino médio de uma escola pública na cidade do Recife-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50407-
dc.description.abstractDiante das diversas mudanças ocorridas na sociedade durante a pandemia de COVID-19, doença causada pelo Coronavírus, o isolamento social foi a que mais impactou na educação, pois as escolas foram obrigadas a fechar suas portas e encerrar todas as atividades presenciais, com isso o ensino remoto foi adotado como ferramenta para dar continuidade às aulas nos anos de 2020 e 2021, desafiando assim toda comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto. O objetivo do presente estudo é identificar os principais problemas enfrentados durante o período de aulas remotas na ótica dos estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, localizada na cidade do Recife, estado de Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi aplicada de forma presencial, através de um questionário que foi elaborado com 19 perguntas fechadas para 227 estudantes do ensino médio da Escola Liceu. A partir da análise dos resultados pode-se observar que (51,5%) dos alunos alegaram sentir dificuldade com o ensino remoto, (37,9%) um pouco de dificuldade e apenas (8,8%) alegaram não sentir dificuldades. Quando questionados acerca dos recursos tecnológicos, (29,5%) dos alunos responderam não possuir computador ou tablet para os estudos; (30%) precisou compartilhar aparelhos eletrônicos com irmãos, primos ou colegas e (50,7%) precisou compartilhar sinal de internet. A pesquisa ainda mostrou que (78,4%) responderam que algum familiar da sua casa foi diagnosticado com COVID-19 e (40,5%) dos alunos informaram que contraíram a COVID-19 durante o período de aulas remotas. Dessa forma infere-se que, apesar de proporcionar conhecimento e prática com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDICs) à professores e alunos, em um contexto geral, o ensino remoto foi negativo, pois a grande maioria dos alunos relataram dificuldades durante o período, pôde-se identificar também, que grande parte dos alunos não possuíam os recursos tecnológicos adequados para uma boa aprendizagem e que mesmo com o isolamento social houve uma grande taxa de infecção pela doença durante o período de ensino remoto. Conclui-se assim que é necessário, uma maior atuação das redes de ensino, como também políticas públicas e investimentos em recursos tecnológicos, garantias para que os alunos tenham de forma inclusiva acesso a internet e equipamentos adequados para realização dos estudos nessa modalidade de ensino, que foi utilizada de maneira emergencial, mas que pode sim ser uma alternativa para educação básica, desde que seja igualitária.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectensino à distânciapt_BR
dc.subjectensino presencialpt_BR
dc.subjectisolamento socialpt_BR
dc.titleO ensino remoto e seus desafios sob a ótica dos estudantes do ensino médio de uma escola pública na cidade do Recife-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5659441081014787pt_BR
dc.description.abstractxIn view of the various changes that occurred in society during the COVID-19 pandemic, a disease caused by the Coronavirus, social isolation had the greatest impact on education, as schools were forced to close their doors and close all face-to-face activities, with remote teaching was adopted as a tool to continue classes in 2020 and 2021, thus challenging the entire school community to adapt to the new context. The objective of the present study is to identify the main problems faced during the period of remote classes from the perspective of high school students at the Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, located in the city of Recife, state from Pernambuco, Brazil. The survey was applied face-to-face, through a questionnaire that was prepared with 19 closed questions for 227 high school students at Escola Liceu. From the analysis of the results, it can be observed that (51.5%) of the students claimed to experience difficulty with remote teaching, (37.9%) a little difficulty and only (8.8%) claimed not to experience difficulties. When questioned about the technological resources, (29.5%) of the students answered that they did not have a computer or tablet for studying; (30%) needed to share electronic devices with siblings, cousins or colleagues and (50.7%) needed to share internet signal. The survey also showed that (78.4%) responded that a family member in their home was diagnosed with COVID-19 and (40.5%) of the students reported that they contracted COVID-19 during the period of remote classes. Thus, it is inferred that, despite providing knowledge and practice with Digital Information and Communication Technologies (TIDICs) to teachers and students, in a general context, remote teaching was negative, since the vast majority of students reported difficulties during the During this period, it was also possible to identify that most students did not have the appropriate technological resources for good learning and that even with social isolation there was a high rate of infection by the disease during the remote teaching period. It is therefore concluded that it is necessary, a greater performance of the education networks, as well as public policies and investments in technological resources, guarantees so that students have inclusive access to the internet and adequate equipment to carry out studies in this teaching modality, which was used on an emergency basis, but which can indeed be an alternative for basic education, as long as it is egalitarian.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Williams Ryder Alves dos Santos.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons