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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50387

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Title: Estudo comparativo de impactos nas emissões de gases de efeito estufa para um motor movido a óleo combustível pesado e a gás natural liquefeito num navio porta contêiner
Authors: SANTOS, Aran José do Amaral
Keywords: Indústria naval; Transição energética; Gases de efeito estufa; Gás natural liquefeito
Issue Date: 23-Mar-2023
Citation: SANTOS, Aran José do Amaral. Estudo comparativo de impactos nas emissões de gases de efeito estufa para um motor movido a óleo combustível pesado e a gás natural liquefeito num navio porta contêiner. 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A indústria naval atualmente precisa cumprir uma série de regras da Organização Marítima Internacional (IMO) no que diz respeito aos seus impactos ambientais para poder funcionar regularmente. Nesse sentido se discute as possíveis soluções para o setor em todo o mundo. Diante das opções estudadas na revisão bibliográfica, propôs se, entre outros objetivos, fazer uma análise comparativa para um navio movido a óleo Combustível Pesado (HFO) e Gás Natural Liquefeito (LNG) em termos de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em uma operação no Brasil. Com isso foi evidenciado o grande potencial do LNG para o curto e médio prazo em termos de diminuição da poluição do ar em relação aos outros combustíveis disponíveis atualmente. Alguns dos fatores é sua boa disponibilidade, nível de infraestrutura, desenvolvimento tecnológico do setor e boa reputação mesmo sendo um combustível fóssil. Assim, baseando se nos fatores de emissões dos gases, densidade energética, e no consumo foi mostrada a vantagem ambiental do uso do LNG, também comprovou se seu potencial frente o desafio de diminuição de emissões de GEE do setor e sua capacidade de atender as regras determinadas pela IMO até 2050. Entre outras coisas, concluiu se que deve ser aumentados os investimentos em LNG tanto no sentido de produção, armazenamento e transporte, bem como na produção de embarcações movidas a ele, dando assim a esse combustível a relevância que merece nessa transição energética.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50387
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Naval

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