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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50387
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIRA JÚNIOR, José Claudino | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Aran José do Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T16:15:31Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T16:15:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Aran José do Amaral. Estudo comparativo de impactos nas emissões de gases de efeito estufa para um motor movido a óleo combustível pesado e a gás natural liquefeito num navio porta contêiner. 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50387 | - |
dc.description.abstract | A indústria naval atualmente precisa cumprir uma série de regras da Organização Marítima Internacional (IMO) no que diz respeito aos seus impactos ambientais para poder funcionar regularmente. Nesse sentido se discute as possíveis soluções para o setor em todo o mundo. Diante das opções estudadas na revisão bibliográfica, propôs se, entre outros objetivos, fazer uma análise comparativa para um navio movido a óleo Combustível Pesado (HFO) e Gás Natural Liquefeito (LNG) em termos de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em uma operação no Brasil. Com isso foi evidenciado o grande potencial do LNG para o curto e médio prazo em termos de diminuição da poluição do ar em relação aos outros combustíveis disponíveis atualmente. Alguns dos fatores é sua boa disponibilidade, nível de infraestrutura, desenvolvimento tecnológico do setor e boa reputação mesmo sendo um combustível fóssil. Assim, baseando se nos fatores de emissões dos gases, densidade energética, e no consumo foi mostrada a vantagem ambiental do uso do LNG, também comprovou se seu potencial frente o desafio de diminuição de emissões de GEE do setor e sua capacidade de atender as regras determinadas pela IMO até 2050. Entre outras coisas, concluiu se que deve ser aumentados os investimentos em LNG tanto no sentido de produção, armazenamento e transporte, bem como na produção de embarcações movidas a ele, dando assim a esse combustível a relevância que merece nessa transição energética. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Indústria naval | pt_BR |
dc.subject | Transição energética | pt_BR |
dc.subject | Gases de efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Gás natural liquefeito | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo de impactos nas emissões de gases de efeito estufa para um motor movido a óleo combustível pesado e a gás natural liquefeito num navio porta contêiner | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8330992492108309 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The shipping industry currently needs to comply with a number of International Maritime Organization (IMO) rules regarding its environmental impacts in order to function regularly. In this sense, possible solutions for the sector worldwide are discussed. In view of the options studied in the bibliographic review, it was proposed, among other objectives, to carry out a comparative analysis for a ship powered by Heavy Fuel Oil (HFO) and Liquefied Natural Gas (LNG) in terms of Greenhouse Gas (GHG) emissions in an operation in Brazil. With this, the great potential of LNG for the short and medium term was evidenced in terms of reducing air pollution in relation to other fuels currently available. Some of the factors are its good availability, level of infrastructure, technological development in the sector and good reputation even though it is a fossil fuel. Thus, based on the factors of gas emissions, energy density, and consumption, the environmental advantage of using LNG was shown, it also proved its potential in the face of the challenge of reducing GHG emissions in the sector and its ability to meet the rules determined by the IMO until 2050. Among other things, it was concluded that investments in LNG should be increased both in terms of production, storage and transport, as well as in the production of vessels powered by it, thus giving this fuel the relevance it deserves in this energy transition. | pt_BR |
dc.degree.departament | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Naval | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Naval |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Aran José do Amaral Santos.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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