Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50387

Compartilhe esta página

Título: Estudo comparativo de impactos nas emissões de gases de efeito estufa para um motor movido a óleo combustível pesado e a gás natural liquefeito num navio porta contêiner
Autor(es): SANTOS, Aran José do Amaral
Palavras-chave: Indústria naval; Transição energética; Gases de efeito estufa; Gás natural liquefeito
Data do documento: 23-Mar-2023
Citação: SANTOS, Aran José do Amaral. Estudo comparativo de impactos nas emissões de gases de efeito estufa para um motor movido a óleo combustível pesado e a gás natural liquefeito num navio porta contêiner. 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A indústria naval atualmente precisa cumprir uma série de regras da Organização Marítima Internacional (IMO) no que diz respeito aos seus impactos ambientais para poder funcionar regularmente. Nesse sentido se discute as possíveis soluções para o setor em todo o mundo. Diante das opções estudadas na revisão bibliográfica, propôs se, entre outros objetivos, fazer uma análise comparativa para um navio movido a óleo Combustível Pesado (HFO) e Gás Natural Liquefeito (LNG) em termos de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em uma operação no Brasil. Com isso foi evidenciado o grande potencial do LNG para o curto e médio prazo em termos de diminuição da poluição do ar em relação aos outros combustíveis disponíveis atualmente. Alguns dos fatores é sua boa disponibilidade, nível de infraestrutura, desenvolvimento tecnológico do setor e boa reputação mesmo sendo um combustível fóssil. Assim, baseando se nos fatores de emissões dos gases, densidade energética, e no consumo foi mostrada a vantagem ambiental do uso do LNG, também comprovou se seu potencial frente o desafio de diminuição de emissões de GEE do setor e sua capacidade de atender as regras determinadas pela IMO até 2050. Entre outras coisas, concluiu se que deve ser aumentados os investimentos em LNG tanto no sentido de produção, armazenamento e transporte, bem como na produção de embarcações movidas a ele, dando assim a esse combustível a relevância que merece nessa transição energética.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50387
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Naval

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aran José do Amaral Santos.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons