Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50274

Share on

Title: O estado da arte dos XIX, XX e XXI ENDIPE: uma análise sobre o campo de formação de professores licenciatura em educação física
Authors: RIBEIRO, Gleydson Vinícius de Oliveira
Keywords: Educação Física; Formação de Professores; Formação Inicial; Profissionalidade Docente
Issue Date: 3-Apr-2023
Citation: RIBEIRO, Gleydson Vinícius de Oliveira. O estado da arte dos XIX, XX e XXI ENDIPE: uma análise sobre o campo de formação de professores de licenciatura em educação física. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: A busca pela formação profissional é um caminho cheio de desafios a serem superados, partindo da formação inicial identificamos as competências que por ela são compreendidas. O presente trabalho busca fazer um levantamento de pesquisa no campo de formação de professores de licenciatura em educação física especificamente no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, contemplando a XIX, XX e XXI edições. O referencial teórico sobre a formação está baseado e ancorado em autores como Tardif (2004 - 2011), Gauthier (2006) e Pimenta (2006) bem como percebe-se que foram bastante evidenciados nos trabalhos publicados. As produções foram selecionadas a partir de palavras chaves, sendo escolhidas a partir dos títulos. O aporte metodológico é o estado da arte e a análise de conteúdo segundo a perspectiva de Bardin (1977), utilizando análise e pré-análise. Este estudo revelou que foram encontrados 18 trabalhos sobre a formação de professores no somatório das três edições do ENDIPE, demonstrando uma queda no número de produções da edição XIX até a XXI, também foi evidenciado uma enorme presença feminina, 70% dos autores são mulheres, já dentro do campo de pesquisa sobre formação, a formação inicial surgiu como a temática mais evidenciada junto ao baixo quantitativo de produções de instituições do nordeste. Ao final conclui-se que as concepções mais evidenciadas foram: formação inicial e formação continuada, desfalcando outras áreas que merecem destaque, como a educação inclusiva e as metodologias ativas dentro da educação física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50274
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - GLEYDSON VINÍCIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO (1).pdf499,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons