Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50274
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARRETO, Magna Sales | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Gleydson Vinícius de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T22:10:56Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T22:10:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-16 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Gleydson Vinícius de Oliveira. O estado da arte dos XIX, XX e XXI ENDIPE: uma análise sobre o campo de formação de professores de licenciatura em educação física. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50274 | - |
dc.description.abstract | A busca pela formação profissional é um caminho cheio de desafios a serem superados, partindo da formação inicial identificamos as competências que por ela são compreendidas. O presente trabalho busca fazer um levantamento de pesquisa no campo de formação de professores de licenciatura em educação física especificamente no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, contemplando a XIX, XX e XXI edições. O referencial teórico sobre a formação está baseado e ancorado em autores como Tardif (2004 - 2011), Gauthier (2006) e Pimenta (2006) bem como percebe-se que foram bastante evidenciados nos trabalhos publicados. As produções foram selecionadas a partir de palavras chaves, sendo escolhidas a partir dos títulos. O aporte metodológico é o estado da arte e a análise de conteúdo segundo a perspectiva de Bardin (1977), utilizando análise e pré-análise. Este estudo revelou que foram encontrados 18 trabalhos sobre a formação de professores no somatório das três edições do ENDIPE, demonstrando uma queda no número de produções da edição XIX até a XXI, também foi evidenciado uma enorme presença feminina, 70% dos autores são mulheres, já dentro do campo de pesquisa sobre formação, a formação inicial surgiu como a temática mais evidenciada junto ao baixo quantitativo de produções de instituições do nordeste. Ao final conclui-se que as concepções mais evidenciadas foram: formação inicial e formação continuada, desfalcando outras áreas que merecem destaque, como a educação inclusiva e as metodologias ativas dentro da educação física. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Profissionalidade Docente | pt_BR |
dc.title | O estado da arte dos XIX, XX e XXI ENDIPE: uma análise sobre o campo de formação de professores licenciatura em educação física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8057833878410343 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The search for professional training is a path full of challenges to be overcome, starting from the initial training we identify the skills that are understood by it. The present work seeks to carry out a survey of research in the field of teacher training in physical education, specifically at the National Meeting of Didactics and Teaching Practices - ENDIPE, covering the 19th, 20th and 21st editions. The theoretical framework on training is based and anchored on authors such as Tardif (2004 - 2011), Gauthier (2006) and Pimenta (2006) as well as it is clear that they were quite evident in published works. The productions were selected from keywords, being chosen from the titles. The methodological contribution is the state of the art and the content analysis according to the perspective of Bardin (1977), using analysis and preanalysis. This study revealed that 18 works on teacher training were found in the sum of the three editions of ENDIPE, demonstrating a drop in the number of productions from the 19th to the 21st edition, a huge female presence was also evidenced, 70% of the authors are women, already within the field of research on training, initial training emerged as the most evident theme along with the low number of productions by institutions in the northeast. In the end, it is concluded that the most evident conceptions were: initial training and continuing training, lacking other areas that deserve to be highlighted, such as inclusive education and active methodologies within physical education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - GLEYDSON VINÍCIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO (1).pdf | 499,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons