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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50274
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Título: | O estado da arte dos XIX, XX e XXI ENDIPE: uma análise sobre o campo de formação de professores licenciatura em educação física |
Autor(es): | RIBEIRO, Gleydson Vinícius de Oliveira |
Palavras-chave: | Educação Física; Formação de Professores; Formação Inicial; Profissionalidade Docente |
Data do documento: | 3-Abr-2023 |
Citação: | RIBEIRO, Gleydson Vinícius de Oliveira. O estado da arte dos XIX, XX e XXI ENDIPE: uma análise sobre o campo de formação de professores de licenciatura em educação física. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | A busca pela formação profissional é um caminho cheio de desafios a serem superados, partindo da formação inicial identificamos as competências que por ela são compreendidas. O presente trabalho busca fazer um levantamento de pesquisa no campo de formação de professores de licenciatura em educação física especificamente no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, contemplando a XIX, XX e XXI edições. O referencial teórico sobre a formação está baseado e ancorado em autores como Tardif (2004 - 2011), Gauthier (2006) e Pimenta (2006) bem como percebe-se que foram bastante evidenciados nos trabalhos publicados. As produções foram selecionadas a partir de palavras chaves, sendo escolhidas a partir dos títulos. O aporte metodológico é o estado da arte e a análise de conteúdo segundo a perspectiva de Bardin (1977), utilizando análise e pré-análise. Este estudo revelou que foram encontrados 18 trabalhos sobre a formação de professores no somatório das três edições do ENDIPE, demonstrando uma queda no número de produções da edição XIX até a XXI, também foi evidenciado uma enorme presença feminina, 70% dos autores são mulheres, já dentro do campo de pesquisa sobre formação, a formação inicial surgiu como a temática mais evidenciada junto ao baixo quantitativo de produções de instituições do nordeste. Ao final conclui-se que as concepções mais evidenciadas foram: formação inicial e formação continuada, desfalcando outras áreas que merecem destaque, como a educação inclusiva e as metodologias ativas dentro da educação física. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50274 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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