Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50238
Compartilhe esta página
Título: | Proposta de uma sequência didática baseada na engenharia didática sobre o conteúdo de escorpiões para o ensino médio |
Autor(es): | LIMA, José Rivaldo de |
Palavras-chave: | Escorpiões; Sequência didática; Biologia - estudo e ensino |
Data do documento: | 23-Abr-2021 |
Abstract: | O ensino sobre escorpiões é de grande importância social no Brasil, pois esses animais estão envolvidos em um grande número crescente de acidentes que são notificados a cada ano, representando um importante problema de saúde pública no país. Além disso, são organismos negligenciados no ensino de ciências e biologia o que reverbera na falta de conhecimento acerca da biologia, ecologia, importância médica, falta de consciência acerca das medidas profiláticas, popularização de informações equivocadas e mitos sobre esses animais. Os Parâmetros Nacionais Curriculares para o Ensino Médio (PCN+EM) afirmam a importância de abordar de conteúdos acerca da biodiversidade e que são de relevâncias tradicionais e regionais. Nesse sentido, objetivamos construir uma sequência didática acerca do conceito de sobre Escorpiões para o ensino médio. Para isso utilizamos as duas primeiras etapas da Engenharia Didática, as Análises preliminares e Análises a priori. Na primeira, foram investigadas duas dimensões a Didática através da exploração de como o conteúdo de escorpiões está sendo abordado em Livros didáticos e em Sequências Didáticas (SD) disponíveis no Portal do Professor. Por conseguinte, na dimensão Cognitiva, foi feito um levantamento bibliográfico para identificar as dificuldades na aprendizagem do conteúdo de Escorpiões. Na segunda etapa, foi construída a SD “Os Escorpiões para Leigos” onde foram incluídas habilidades e competências dos PCN+EM e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram encontradas muitas lacunas nos Livros Didáticos e a escassez de SD que contribuam para o entendimento global do conteúdo. Além disso, observou-se que a maior parte das dificuldades relacionadas ao conteúdo de Escorpiões se referem à Taxonomia, Materiais didáticos, assunto completo e memorístico entre outros. A SD foi elaborada em cinco momentos, de modo a preencher todas essas lacunas encontradas. Em conclusão, apontamos que a Engenharia Didática pode representar mais um aporte para o desenvolvimento de SD e favorecer o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de biologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50238 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lima, José Rivaldo de.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons