Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50238
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | LIMA, José Rivaldo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T12:51:20Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T12:51:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50238 | - |
dc.description.abstract | O ensino sobre escorpiões é de grande importância social no Brasil, pois esses animais estão envolvidos em um grande número crescente de acidentes que são notificados a cada ano, representando um importante problema de saúde pública no país. Além disso, são organismos negligenciados no ensino de ciências e biologia o que reverbera na falta de conhecimento acerca da biologia, ecologia, importância médica, falta de consciência acerca das medidas profiláticas, popularização de informações equivocadas e mitos sobre esses animais. Os Parâmetros Nacionais Curriculares para o Ensino Médio (PCN+EM) afirmam a importância de abordar de conteúdos acerca da biodiversidade e que são de relevâncias tradicionais e regionais. Nesse sentido, objetivamos construir uma sequência didática acerca do conceito de sobre Escorpiões para o ensino médio. Para isso utilizamos as duas primeiras etapas da Engenharia Didática, as Análises preliminares e Análises a priori. Na primeira, foram investigadas duas dimensões a Didática através da exploração de como o conteúdo de escorpiões está sendo abordado em Livros didáticos e em Sequências Didáticas (SD) disponíveis no Portal do Professor. Por conseguinte, na dimensão Cognitiva, foi feito um levantamento bibliográfico para identificar as dificuldades na aprendizagem do conteúdo de Escorpiões. Na segunda etapa, foi construída a SD “Os Escorpiões para Leigos” onde foram incluídas habilidades e competências dos PCN+EM e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram encontradas muitas lacunas nos Livros Didáticos e a escassez de SD que contribuam para o entendimento global do conteúdo. Além disso, observou-se que a maior parte das dificuldades relacionadas ao conteúdo de Escorpiões se referem à Taxonomia, Materiais didáticos, assunto completo e memorístico entre outros. A SD foi elaborada em cinco momentos, de modo a preencher todas essas lacunas encontradas. Em conclusão, apontamos que a Engenharia Didática pode representar mais um aporte para o desenvolvimento de SD e favorecer o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de biologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 72 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escorpiões | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma sequência didática baseada na engenharia didática sobre o conteúdo de escorpiões para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Scorpions content has great social importance in Brazil since these animals are involved in a large increasing number of accidents that are notified each year, representing an important public health problem in the country. Besides, they are neglected animals in the teaching of science and biology, this contributes to the absence of knowledge about biology, ecology, medical importance, lack of awareness about prophylactic measures, popularization of misleading information and myths. Brazilian Curricular Parameters for High School (PCN+EN) affirm the importance of addressing content on biodiversity, which has traditional and regional relevance. Thus, we objectified to build a Didactic Sequence (DS) about the concept of scorpions for high school. Thereby, we use two steps from Didactic Engineering, the first is a Preliminary analysis and the second Prior analysis. In the first one, two dimensions were investigated through the exploration of how the content of scorpions is being addressed in textbooks and in DS available on the Portal do Professor (website). Consequently, in the cognitive dimension, a bibliographical investigation was made to identify the difficulties in learning the content of scorpions. In the second stage, the DS was built "Scorpions for Laymen" where skills of the PCN + EN and Common Curricular Bases of Brazil (BNCC) were included. Many gaps were found in textbooks and scarcity of DS, that contribute to the overall understanding of Scorpions content. Also, it was observed that most difficulties related to the content refer to taxonomy, didactic materials, complete and memoiristic subject among others. The DS was elaborated in five moments to fill up all these gaps found. In conclusion, we point out that Didactic Engineering can represent another contribution to the development of DS and favor the teaching-learning process of biology contents. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lima, José Rivaldo de.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons