Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50233

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorCUNHA, Renata Thaysa dos Santos-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:50:13Z-
dc.date.available2023-05-16T12:50:13Z-
dc.date.issued2021-04-22-
dc.date.submitted2023-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50233-
dc.description.abstractO ensino de Botânica, em seus aspectos gerais, sempre foi marcado por um tradicionalismo e carência de recursos de apoio didático, quando associado a alunos que apresentam limitações para a construção de conhecimentos, nota-se uma defasagem ainda maior. Embora a legislação apresente um suporte, assegurando uma educação para todos e uma perspectiva inclusiva, dentro das escolas ainda é deficitário o ensino de Botânica para alunos que apresentam alguma limitação, a exemplo da cegueira. Nessa perspectiva o presente estudo objetivou-se em produzir um recurso de apoio didático com audiodescrição que pudesse servir de suporte para aula de morfologia floral na educação básica, incluindo alunos com deficiência visual.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelo de ensinopt_BR
dc.subjectEducação especiapt_BR
dc.titleModelo didático com audio-descrição para auxiliar o processo de ensinoaprendizagem em botânica de alunos da educação básica com deficiência visual, com enfoque em morfologia floralpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704912U0pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Botany, in its general aspects, has Always been marked by a traditionalism and lack of didactic support resources when associated with students who have limitations for the construction of knowledge, there is na even greater gap. Although the legislation provides support, ensuring education for all and na inclusive perspective, within schools still lack teaching botany for students who have some limitations, na example of blindness. In this perspective, the presente study aimed to produce a didactic support resource with áudio description that could serve as a support for floral morphology class in basic education, including students with visual impairment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cunha, Renata Thaysa dos Santos (1).pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons