Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50233
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NADIA, Tarcila Correia de Lima | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Renata Thaysa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T12:50:13Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T12:50:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50233 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Botânica, em seus aspectos gerais, sempre foi marcado por um tradicionalismo e carência de recursos de apoio didático, quando associado a alunos que apresentam limitações para a construção de conhecimentos, nota-se uma defasagem ainda maior. Embora a legislação apresente um suporte, assegurando uma educação para todos e uma perspectiva inclusiva, dentro das escolas ainda é deficitário o ensino de Botânica para alunos que apresentam alguma limitação, a exemplo da cegueira. Nessa perspectiva o presente estudo objetivou-se em produzir um recurso de apoio didático com audiodescrição que pudesse servir de suporte para aula de morfologia floral na educação básica, incluindo alunos com deficiência visual. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Botânica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelo de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação especia | pt_BR |
dc.title | Modelo didático com audio-descrição para auxiliar o processo de ensinoaprendizagem em botânica de alunos da educação básica com deficiência visual, com enfoque em morfologia floral | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704912U0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Botany, in its general aspects, has Always been marked by a traditionalism and lack of didactic support resources when associated with students who have limitations for the construction of knowledge, there is na even greater gap. Although the legislation provides support, ensuring education for all and na inclusive perspective, within schools still lack teaching botany for students who have some limitations, na example of blindness. In this perspective, the presente study aimed to produce a didactic support resource with áudio description that could serve as a support for floral morphology class in basic education, including students with visual impairment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cunha, Renata Thaysa dos Santos (1).pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons