Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50230

Share on

Title: Roteiro para as aulas práticas de botânica no ensino médio a partir de um sistema agroflorestal
Authors: CARLOS, Isla de Lima
Keywords: Botânica; Agricultura sustentável; Aprendizagem
Issue Date: 22-Apr-2021
Abstract: A biologia é uma disciplina do ensino médio que necessita de algumas atividades práticas para complementar o conhecimento científico. A botânica é um conteúdo que está inserido no cotidiano do aluno desde a sua alimentação à produção de fármacos, tornando-se importante adquirir metodologias inovadoras para que esse tema seja significativo no aprendizado do aluno. Existem muitos espaços, aqueles ditos não formais de ensino, que podem agregar informações enriquecedoras para os alunos e motivá-los no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo ao professor recursos que podem ser utilizados para alcançar o conhecimento científico do discente através de atividades práticas. A partir disso, o presente trabalho objetivou a construção de um roteiro para as aulas práticas de botânica no ensino médio com o intuito de viabilizar a formação do conhecimento de morfologia vegetal a partir de um Sistema Agroflorestal. Essa ferramenta metodológica busca contribuir nas aulas de morfologia vegetal visto que ela assegura ao professor confiança durante todo o percurso da atividade prática, dispensando a ação do improviso. Para os alunos, têm a finalidade de pôr em prática o conteúdo teórico abordado em sala, mantendo-os engajados com uma participação mais ativa e ainda tendo a oportunidade de conhecer como funciona um sistema agroecológico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50230
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos, Isla de Lima.pdf824,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons