Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50230

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Kleber Andrade da-
dc.contributor.authorCARLOS, Isla de Lima-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:49:31Z-
dc.date.available2023-05-16T12:49:31Z-
dc.date.issued2021-04-22-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50230-
dc.description.abstractA biologia é uma disciplina do ensino médio que necessita de algumas atividades práticas para complementar o conhecimento científico. A botânica é um conteúdo que está inserido no cotidiano do aluno desde a sua alimentação à produção de fármacos, tornando-se importante adquirir metodologias inovadoras para que esse tema seja significativo no aprendizado do aluno. Existem muitos espaços, aqueles ditos não formais de ensino, que podem agregar informações enriquecedoras para os alunos e motivá-los no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo ao professor recursos que podem ser utilizados para alcançar o conhecimento científico do discente através de atividades práticas. A partir disso, o presente trabalho objetivou a construção de um roteiro para as aulas práticas de botânica no ensino médio com o intuito de viabilizar a formação do conhecimento de morfologia vegetal a partir de um Sistema Agroflorestal. Essa ferramenta metodológica busca contribuir nas aulas de morfologia vegetal visto que ela assegura ao professor confiança durante todo o percurso da atividade prática, dispensando a ação do improviso. Para os alunos, têm a finalidade de pôr em prática o conteúdo teórico abordado em sala, mantendo-os engajados com uma participação mais ativa e ainda tendo a oportunidade de conhecer como funciona um sistema agroecológico.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectAgricultura sustentávelpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleRoteiro para as aulas práticas de botânica no ensino médio a partir de um sistema agroflorestalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5109781946211471pt_BR
dc.description.abstractxBiology is a high school subject that requires some practical activities to complement the scientific knowledge. Botany is a content inserted into the students’s daily life from their diet to the medicines and pharmacological production, making it important to acquire innovative methodologies so that this topic is considered significant on students learning. There is a lot of spaces, the ones called non-formal teaching, that can add enriching information to the students and motivate them in the teachinglearning process, providing to the teacher resources which can be used to achieve the student’s scientific knowledge through practical activities. For this reason, the objective of this work was to create a guide for high school practical botany classes in order to make feasible the knowledge formation of plant morphology bases on an agroecological system. This methodological tool seeks to contribute to plant morphology classes as long as it assures confidence to the teacher over the entire procedure of practical activities, setting aside improvisation. For the students, It is intended to put in practice the theoretical content covered in class, keeping them up engaged with an active participation and also having the opportunity to learn how an agroecological system works.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos, Isla de Lima.pdf824,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons