Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50111

Comparte esta pagina

Título : Jogo da Digestão: Uma proposta didática lúdica potencializadora na aprendizagem da Anatomia Humana
Autor : BEZERRA, José Flávio de Oliveira
Palabras clave : Anatomia; Digestão; Metodologia ativa; Gamificação
Fecha de publicación : 28-abr-2023
Citación : BEZERRA, José Flávio de Oliveira. Jogo da Digestão: uma proposta didática lúdica potencializadora da aprendizagem na anatomia humana. 2023. 45 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023
Resumen : A Anatomia Humana é uma temática obrigatória nos estudos da área da saúde, podendo ser ministrada mediante diferentes práticas educativas. A implementação de novos modelos de ensino-aprendizagem vem ocorrendo em vários cursos de graduação e pós-graduação, nos quais essa inovação metodológica torna-se essencial para conduzir o discente a uma vivência prática e próxima da realidade profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o uso de um jogo didático lúdico sobre o sistema digestório como potencializador da aprendizagem em anatomia humana. Foram aplicados 2 tipos de questionários. O primeiro questionário com escala tipo Likert foi aplicado antes e após o jogo para avaliar o conhecimento de 26 alunos, matriculados no 1º período de nutrição da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória, por meio de perguntas sobre as temáticas pertinentes ao estudo de anatomia do sistema digestório. O segundo questionário foi aplicado para avaliação da aceitação da atividade pelos alunos com perguntas relacionadas ao engajamento destes estudantes no processo do jogo da digestão. Para comparar os resultados antes e depois do jogo, foi atribuído um percentual de acertos os quais foram comparados através do teste t de student com nível de significância de 5% (p<0,05). Pode-se verificar que houve uma diferença entre as respostas dadas no préteste, no qual 53% dos estudantes responderam corretamente as questões e nos pósteste, houve um aumentou para 81%. A atividade foi considerada prazerosa para a maioria dos alunos, sendo que 88,46% dos participantes concordaram com essa afirmação. Além disso, a atividade foi considerada desafiadora por 88,46% dos alunos, enquanto apenas 7,69% dos participantes discordaram dessa afirmação. Dessa forma podemos concluir que o jogo da digestão, uma metodologia ativa utilizando a gamificação como método de ensino aprendizagem, é uma ferramenta eficaz, capaz de melhorar a apreensão do conteúdo abordado e de motivar os alunos para o estudo da anatomia humana.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50111
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC José Flávio de Oliveira Bezerra.pdf597,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons