Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50111

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Lisiane dos Santos-
dc.contributor.authorBEZERRA, José Flávio de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-05-12T11:25:39Z-
dc.date.available2023-05-12T11:25:39Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.date.submitted2023-05-11-
dc.identifier.citationBEZERRA, José Flávio de Oliveira. Jogo da Digestão: uma proposta didática lúdica potencializadora da aprendizagem na anatomia humana. 2023. 45 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50111-
dc.description.abstractA Anatomia Humana é uma temática obrigatória nos estudos da área da saúde, podendo ser ministrada mediante diferentes práticas educativas. A implementação de novos modelos de ensino-aprendizagem vem ocorrendo em vários cursos de graduação e pós-graduação, nos quais essa inovação metodológica torna-se essencial para conduzir o discente a uma vivência prática e próxima da realidade profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o uso de um jogo didático lúdico sobre o sistema digestório como potencializador da aprendizagem em anatomia humana. Foram aplicados 2 tipos de questionários. O primeiro questionário com escala tipo Likert foi aplicado antes e após o jogo para avaliar o conhecimento de 26 alunos, matriculados no 1º período de nutrição da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória, por meio de perguntas sobre as temáticas pertinentes ao estudo de anatomia do sistema digestório. O segundo questionário foi aplicado para avaliação da aceitação da atividade pelos alunos com perguntas relacionadas ao engajamento destes estudantes no processo do jogo da digestão. Para comparar os resultados antes e depois do jogo, foi atribuído um percentual de acertos os quais foram comparados através do teste t de student com nível de significância de 5% (p<0,05). Pode-se verificar que houve uma diferença entre as respostas dadas no préteste, no qual 53% dos estudantes responderam corretamente as questões e nos pósteste, houve um aumentou para 81%. A atividade foi considerada prazerosa para a maioria dos alunos, sendo que 88,46% dos participantes concordaram com essa afirmação. Além disso, a atividade foi considerada desafiadora por 88,46% dos alunos, enquanto apenas 7,69% dos participantes discordaram dessa afirmação. Dessa forma podemos concluir que o jogo da digestão, uma metodologia ativa utilizando a gamificação como método de ensino aprendizagem, é uma ferramenta eficaz, capaz de melhorar a apreensão do conteúdo abordado e de motivar os alunos para o estudo da anatomia humana.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.subjectDigestãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleJogo da Digestão: Uma proposta didática lúdica potencializadora na aprendizagem da Anatomia Humanapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Ramiro Gedeão de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6715754231919675pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241580432696980pt_BR
dc.description.abstractxHuman Anatomy is a mandatory subject in health studies, and can be taught through different educational practices. The implementation of new teaching-learning models has been occurring in several undergraduate and graduate courses, in which this methodological innovation becomes essential to lead the student to a practical experience close to the professional reality. The objective of this study is to evaluate the use of a didactic game about the digestive system as a way to enhance learning in human anatomy in higher education. Two types of questionnaires were applied. The first questionnaire, with a Likert scale before and after the game, was used to evaluate the knowledge of the students, through questions about the themes pertinent to the study of anatomy of the digestive system. The second questionnaire was used to evaluate the students' acceptance of the activity, with questions related to their engagement in the process. To compare the results before and after the game, a percentage of correct answers was assigned, which were compared using the Student's t-test with a 5% significance level (p<0.05). It can be seen that there was a difference between the answers given in the pre-test, where 53% of the students answered the questions correctly, and in the post-test, where this number increased to 81%. The activity was considered enjoyable for most of the students, with 88.46% of the participants agreeing with this statement. In addition, the activity was considered challenging by 88.46% of the students, while only 7.69% of the participants disagreed with this statement. Thus, we can conclude that the digestion game, an active methodology using gamification as a teaching-learning method, is an effective tool capable of improving the apprehension of the content covered and motivating students to study human anatomy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7206265776939010pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC José Flávio de Oliveira Bezerra.pdf597,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons