Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50111
Compartilhe esta página
Título: | Jogo da Digestão: Uma proposta didática lúdica potencializadora na aprendizagem da Anatomia Humana |
Autor(es): | BEZERRA, José Flávio de Oliveira |
Palavras-chave: | Anatomia; Digestão; Metodologia ativa; Gamificação |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Citação: | BEZERRA, José Flávio de Oliveira. Jogo da Digestão: uma proposta didática lúdica potencializadora da aprendizagem na anatomia humana. 2023. 45 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023 |
Abstract: | A Anatomia Humana é uma temática obrigatória nos estudos da área da saúde, podendo ser ministrada mediante diferentes práticas educativas. A implementação de novos modelos de ensino-aprendizagem vem ocorrendo em vários cursos de graduação e pós-graduação, nos quais essa inovação metodológica torna-se essencial para conduzir o discente a uma vivência prática e próxima da realidade profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o uso de um jogo didático lúdico sobre o sistema digestório como potencializador da aprendizagem em anatomia humana. Foram aplicados 2 tipos de questionários. O primeiro questionário com escala tipo Likert foi aplicado antes e após o jogo para avaliar o conhecimento de 26 alunos, matriculados no 1º período de nutrição da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória, por meio de perguntas sobre as temáticas pertinentes ao estudo de anatomia do sistema digestório. O segundo questionário foi aplicado para avaliação da aceitação da atividade pelos alunos com perguntas relacionadas ao engajamento destes estudantes no processo do jogo da digestão. Para comparar os resultados antes e depois do jogo, foi atribuído um percentual de acertos os quais foram comparados através do teste t de student com nível de significância de 5% (p<0,05). Pode-se verificar que houve uma diferença entre as respostas dadas no préteste, no qual 53% dos estudantes responderam corretamente as questões e nos pósteste, houve um aumentou para 81%. A atividade foi considerada prazerosa para a maioria dos alunos, sendo que 88,46% dos participantes concordaram com essa afirmação. Além disso, a atividade foi considerada desafiadora por 88,46% dos alunos, enquanto apenas 7,69% dos participantes discordaram dessa afirmação. Dessa forma podemos concluir que o jogo da digestão, uma metodologia ativa utilizando a gamificação como método de ensino aprendizagem, é uma ferramenta eficaz, capaz de melhorar a apreensão do conteúdo abordado e de motivar os alunos para o estudo da anatomia humana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50111 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Flávio de Oliveira Bezerra.pdf | 597,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons