Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50072

Compartilhe esta página

Título: Contribuições do canal telefonoaudiologia na aprendizagem mediada por tecnologias: satisfação de fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia
Autor(es): JARDIM, Maria Clara Medeiros
Palavras-chave: Telefonoaudiologia; Educação em saúde
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: JARDIM, Maria Clara Medeiros. Contribuições do canal telefonoaudiologia na aprendizagem mediada por tecnologias: satisfação de fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Objetivo: Analisar a satisfação dos profissionais de saúde e estudantes de Fonoaudiologia com relação ao canal Telefonoaudiologia disponível na plataforma digital do Youtube. Método: Trata-se de um estudo transversal. O objeto de estudo foram lives produzidas no canal Telefonoaudiologia no Youtube no período de 2020 e 2021. A coleta foi realizada a partir do banco de dados gerado por um questionário de satisfação que foi aplicado a estudantes e profissionais de Fonoaudiologia que consumiram os conteúdos produzidos no canal. Após ser realizada a coleta os dados foram analisados de modo descritivo com a distribuição realizada em frequência e percentual, apresentadas através de gráficos, tabelas e infográfico. Resultados: O canal Telefonoaudiologia produziu conteúdos síncronos que foram consumidos por 432 pessoas durante os anos de 2021 e 2022. A audiência do canal foi predominantemente estudantil, a maioria do sexo feminino e com idade entre 16 e 30 anos. A maioria dos participantes tinha experiência anterior com tecnologias de informação e comunicação, uma alta proporção de participantes manifestou interesse em participar de outras iniciativas semelhantes. O uso da tecnologia na aprendizagem foi considerado muito importante para grande parte do público. O celular foi o aparelho mais utilizado para acessar a live. Os participantes relataram o uso de recursos digitais para se qualificar. Houve significativo interesse na participação em treinamentos online. Conclusão: A satisfação foi considerada ótima pelos usuários que acessaram as lives produzidas no canal Telefonoaudiologia. A pesquisa sugere uma perspectiva otimista em relação ao uso de tecnologias na educação em Fonoaudiologia. O canal Telefonoaudiologia contribuiu positivamente na mediação da aprendizagem de estudantes e profissionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50072
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maria Clara Medeiros Ja.docx.pdf376,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons