Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50072
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Cynthia Maria Barboza do | - |
dc.contributor.author | JARDIM, Maria Clara Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T11:46:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T11:46:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-10 | - |
dc.identifier.citation | JARDIM, Maria Clara Medeiros. Contribuições do canal telefonoaudiologia na aprendizagem mediada por tecnologias: satisfação de fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50072 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Analisar a satisfação dos profissionais de saúde e estudantes de Fonoaudiologia com relação ao canal Telefonoaudiologia disponível na plataforma digital do Youtube. Método: Trata-se de um estudo transversal. O objeto de estudo foram lives produzidas no canal Telefonoaudiologia no Youtube no período de 2020 e 2021. A coleta foi realizada a partir do banco de dados gerado por um questionário de satisfação que foi aplicado a estudantes e profissionais de Fonoaudiologia que consumiram os conteúdos produzidos no canal. Após ser realizada a coleta os dados foram analisados de modo descritivo com a distribuição realizada em frequência e percentual, apresentadas através de gráficos, tabelas e infográfico. Resultados: O canal Telefonoaudiologia produziu conteúdos síncronos que foram consumidos por 432 pessoas durante os anos de 2021 e 2022. A audiência do canal foi predominantemente estudantil, a maioria do sexo feminino e com idade entre 16 e 30 anos. A maioria dos participantes tinha experiência anterior com tecnologias de informação e comunicação, uma alta proporção de participantes manifestou interesse em participar de outras iniciativas semelhantes. O uso da tecnologia na aprendizagem foi considerado muito importante para grande parte do público. O celular foi o aparelho mais utilizado para acessar a live. Os participantes relataram o uso de recursos digitais para se qualificar. Houve significativo interesse na participação em treinamentos online. Conclusão: A satisfação foi considerada ótima pelos usuários que acessaram as lives produzidas no canal Telefonoaudiologia. A pesquisa sugere uma perspectiva otimista em relação ao uso de tecnologias na educação em Fonoaudiologia. O canal Telefonoaudiologia contribuiu positivamente na mediação da aprendizagem de estudantes e profissionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Telefonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | Contribuições do canal telefonoaudiologia na aprendizagem mediada por tecnologias: satisfação de fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Tatiana de Paula Santana da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4167520508011923 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1405840891562809 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Purpose: To analyze the satisfaction of healthcare professionals and Speech-Language Pathology students with the Telefonoaudiologia channel available on the YouTube digital platform. Methods: This is a cross-sectional study. The object of study was the lives produced on the Telefonoaudiologia channel on YouTube from 2020 to 2021. The data collection was carried out from the database generated by a satisfaction questionnaire that was applied to Speech-Language Pathology students and professionals who consumed the contents produced on the channel. After the collection, the data were analyzed descriptively with the distribution performed in frequency and percentage, presented through graphs, tables, and infographic. Results: The Telefonoaudiologia channel produced synchronous content that was consumed by 432 people during the years 2021 and 2022. The channel's audience was predominantly student, mostly female, and aged between 16 and 30 years old. The majority of the participants had previous experience with information and communication technologies, and a high proportion of participants expressed interest in participating in other similar initiatives. The use of technology in learning was considered very important for most of the audience. The cell phone was the most used device to access the live. Participants reported the use of digital resources to qualify themselves. There was a significant interest in participating in online training. Conclusion: Satisfaction was considered excellent by users who accessed the lives produced on the Telefonoaudiologia channel. The research suggests an optimistic perspective regarding the use of technologies in Speech-Language Pathology education. The Telefonoaudiologia channel contributed positively to mediating the learning of students and professionals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologa | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2527619201609989 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Maria Clara Medeiros Ja.docx.pdf | 376,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons