Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025

Share on

Title: O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio.
Authors: SANTANA, Thiago João de
Keywords: Ensino de física; Contação de história; Narrativas orais
Issue Date: 24-Apr-2023
Citation: SANTANA, Thiago João de. O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O ensino de física no ensino médio brasileiro tem passado por momentos conturbados nos últimos anos. O desinteresse em estudar física nas escolas é um tema de estudo bastante abrangente na literatura acadêmica, onde os pesquisadores atribuem diversas causas ao desapreço que os estudantes expressam pelo aprendizado dessa ciência. A partir disso, o presente trabalho de conclusão de curso buscou aplicar e avaliar a viabilidade da contação de histórias como ferramenta didática no ensino de física. Os resultados desta pesquisa se mediaram através da análise de resumos avaliativos produzidos pelos estudantes e pela aplicação de um questionário que buscou explorar as constatações dos próprios educandos sobre a utilização das narrativas orais no ensino de física. Os feedbacks dos estudantes juntos das constatações do autor mostraram que a contação de histórias é uma ferramenta didática que pode ajudar o professor a diversificar e tornar as aulas de física mais dinâmicas e atrativas, consequentemente ajudando os estudantes na aprendizagem dessa ciência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Thiago João de Santana.pdf422,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons