Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025
Share on
Title: | O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio. |
Authors: | SANTANA, Thiago João de |
Keywords: | Ensino de física; Contação de história; Narrativas orais |
Issue Date: | 24-Apr-2023 |
Citation: | SANTANA, Thiago João de. O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O ensino de física no ensino médio brasileiro tem passado por momentos conturbados nos últimos anos. O desinteresse em estudar física nas escolas é um tema de estudo bastante abrangente na literatura acadêmica, onde os pesquisadores atribuem diversas causas ao desapreço que os estudantes expressam pelo aprendizado dessa ciência. A partir disso, o presente trabalho de conclusão de curso buscou aplicar e avaliar a viabilidade da contação de histórias como ferramenta didática no ensino de física. Os resultados desta pesquisa se mediaram através da análise de resumos avaliativos produzidos pelos estudantes e pela aplicação de um questionário que buscou explorar as constatações dos próprios educandos sobre a utilização das narrativas orais no ensino de física. Os feedbacks dos estudantes juntos das constatações do autor mostraram que a contação de histórias é uma ferramenta didática que pode ajudar o professor a diversificar e tornar as aulas de física mais dinâmicas e atrativas, consequentemente ajudando os estudantes na aprendizagem dessa ciência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Thiago João de Santana.pdf | 422,79 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License