Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorSANTANA, Thiago João de-
dc.date.accessioned2023-05-10T13:41:55Z-
dc.date.available2023-05-10T13:41:55Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-05-09-
dc.identifier.citationSANTANA, Thiago João de. O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025-
dc.description.abstractO ensino de física no ensino médio brasileiro tem passado por momentos conturbados nos últimos anos. O desinteresse em estudar física nas escolas é um tema de estudo bastante abrangente na literatura acadêmica, onde os pesquisadores atribuem diversas causas ao desapreço que os estudantes expressam pelo aprendizado dessa ciência. A partir disso, o presente trabalho de conclusão de curso buscou aplicar e avaliar a viabilidade da contação de histórias como ferramenta didática no ensino de física. Os resultados desta pesquisa se mediaram através da análise de resumos avaliativos produzidos pelos estudantes e pela aplicação de um questionário que buscou explorar as constatações dos próprios educandos sobre a utilização das narrativas orais no ensino de física. Os feedbacks dos estudantes juntos das constatações do autor mostraram que a contação de histórias é uma ferramenta didática que pode ajudar o professor a diversificar e tornar as aulas de física mais dinâmicas e atrativas, consequentemente ajudando os estudantes na aprendizagem dessa ciência.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectNarrativas oraispt_BR
dc.titleO uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Everaldo Sebastião da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2230334861354310pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.description.abstractxPhysics teaching in Brazilian secondary education has gone through troubled times in recent years. The lack of interest in studying physics in schools is a very broad topic of study in the academic literature, where researchers attribute several causes to the disapproval that students express for learning this science. From this, the present work of course conclusion sought to apply and evaluate the viability of storytelling as a didactic tool in physics teaching. The results of this research were mediated through the analysis of evaluative summaries produced by the students and by the application of a questionnaire that sought to explore the findings of the students themselves about the use of oral narratives in physics teaching. The students' feedback together with the author's findings showed that storytelling is a didactic tool that can help the teacher to diversify and make physics classes more dynamic and attractive, consequently helping students to learn this science.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7367692322036105pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Thiago João de Santana.pdf422,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons