Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Thiago João de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T13:41:55Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T13:41:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Thiago João de. O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025 | - |
dc.description.abstract | O ensino de física no ensino médio brasileiro tem passado por momentos conturbados nos últimos anos. O desinteresse em estudar física nas escolas é um tema de estudo bastante abrangente na literatura acadêmica, onde os pesquisadores atribuem diversas causas ao desapreço que os estudantes expressam pelo aprendizado dessa ciência. A partir disso, o presente trabalho de conclusão de curso buscou aplicar e avaliar a viabilidade da contação de histórias como ferramenta didática no ensino de física. Os resultados desta pesquisa se mediaram através da análise de resumos avaliativos produzidos pelos estudantes e pela aplicação de um questionário que buscou explorar as constatações dos próprios educandos sobre a utilização das narrativas orais no ensino de física. Os feedbacks dos estudantes juntos das constatações do autor mostraram que a contação de histórias é uma ferramenta didática que pode ajudar o professor a diversificar e tornar as aulas de física mais dinâmicas e atrativas, consequentemente ajudando os estudantes na aprendizagem dessa ciência. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Narrativas orais | pt_BR |
dc.title | O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Everaldo Sebastião da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2230334861354310 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Physics teaching in Brazilian secondary education has gone through troubled times in recent years. The lack of interest in studying physics in schools is a very broad topic of study in the academic literature, where researchers attribute several causes to the disapproval that students express for learning this science. From this, the present work of course conclusion sought to apply and evaluate the viability of storytelling as a didactic tool in physics teaching. The results of this research were mediated through the analysis of evaluative summaries produced by the students and by the application of a questionnaire that sought to explore the findings of the students themselves about the use of oral narratives in physics teaching. The students' feedback together with the author's findings showed that storytelling is a didactic tool that can help the teacher to diversify and make physics classes more dynamic and attractive, consequently helping students to learn this science. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7367692322036105 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Thiago João de Santana.pdf | 422,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons