Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50015

Comparte esta pagina

Título : Aplicabilidade de Jogos e Brincadeiras nas Aulas de Educação Física para a Educação Infantil
Autor : SILVA, Danilo Calixto da
Palabras clave : Jogos e brincadeiras; Educação física para crianças; Educação Infantil
Fecha de publicación : 20-mar-2023
Citación : SILVA, Danilo Calixto da. Título: Aplicabilidade de Jogos e Brincadeiras nas Aulas de Educação Física para a Educação Infantil. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. O jogo é utilizado na Educação Infantil como maneira para promover o desenvolvimento cognitivo da criança e favorecer o seu processo de ensino-aprendizagem diante das metas estabelecidas pelo professor de Educação Física. As brincadeiras nessa etapa visam o desenvolvimento motor, e social das crianças. Para a compreensão dessa temática foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, onde foram selcionados artigos científicos e livros que abordassem o conhecimento dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica. O objetivo é compreender como os jogos e brincadeiras são utilizados nas aulas de Educação Física para a Educação Infantil. Baseando-se principalmente nos estudos de Castro (2012), Kishimoto (2010), Vygotsky, (2007), Huizinga, (2001), Oliveira, (2001, 2011), dentre outros, buscamos um embasamento teórico que pudéssemos aprofundarmos nessa temática. Diante dos resultados apresentados pelos artigos em análise, compreendemos que a criança tem o direito de brincar, que o jogo é um instrumento pedagógico, deve ser ofertado durante a aula e incorporar a cultura corporal de movimento. Contudo, percebe-se que a primeira etapa da Educação Básica carece de docentes da área da Educação Física, na medida que esse profissional possui conhecimento para realizar atividades que promovam o desenvolvimento motor, intelectual, afetivo e social dos alunos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50015
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
organized (1).pdf440,21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons