Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50015
Compartilhe esta página
Título: | Aplicabilidade de Jogos e Brincadeiras nas Aulas de Educação Física para a Educação Infantil |
Autor(es): | SILVA, Danilo Calixto da |
Palavras-chave: | Jogos e brincadeiras; Educação física para crianças; Educação Infantil |
Data do documento: | 20-Mar-2023 |
Citação: | SILVA, Danilo Calixto da. Título: Aplicabilidade de Jogos e Brincadeiras nas Aulas de Educação Física para a Educação Infantil. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. O jogo é utilizado na Educação Infantil como maneira para promover o desenvolvimento cognitivo da criança e favorecer o seu processo de ensino-aprendizagem diante das metas estabelecidas pelo professor de Educação Física. As brincadeiras nessa etapa visam o desenvolvimento motor, e social das crianças. Para a compreensão dessa temática foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, onde foram selcionados artigos científicos e livros que abordassem o conhecimento dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica. O objetivo é compreender como os jogos e brincadeiras são utilizados nas aulas de Educação Física para a Educação Infantil. Baseando-se principalmente nos estudos de Castro (2012), Kishimoto (2010), Vygotsky, (2007), Huizinga, (2001), Oliveira, (2001, 2011), dentre outros, buscamos um embasamento teórico que pudéssemos aprofundarmos nessa temática. Diante dos resultados apresentados pelos artigos em análise, compreendemos que a criança tem o direito de brincar, que o jogo é um instrumento pedagógico, deve ser ofertado durante a aula e incorporar a cultura corporal de movimento. Contudo, percebe-se que a primeira etapa da Educação Básica carece de docentes da área da Educação Física, na medida que esse profissional possui conhecimento para realizar atividades que promovam o desenvolvimento motor, intelectual, afetivo e social dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50015 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized (1).pdf | 440,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons