Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50015

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSILVA, Danilo Calixto da-
dc.date.accessioned2023-05-10T11:17:48Z-
dc.date.available2023-05-10T11:17:48Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.date.submitted2023-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Calixto da. Título: Aplicabilidade de Jogos e Brincadeiras nas Aulas de Educação Física para a Educação Infantil. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50015-
dc.description.abstractA Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. O jogo é utilizado na Educação Infantil como maneira para promover o desenvolvimento cognitivo da criança e favorecer o seu processo de ensino-aprendizagem diante das metas estabelecidas pelo professor de Educação Física. As brincadeiras nessa etapa visam o desenvolvimento motor, e social das crianças. Para a compreensão dessa temática foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, onde foram selcionados artigos científicos e livros que abordassem o conhecimento dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica. O objetivo é compreender como os jogos e brincadeiras são utilizados nas aulas de Educação Física para a Educação Infantil. Baseando-se principalmente nos estudos de Castro (2012), Kishimoto (2010), Vygotsky, (2007), Huizinga, (2001), Oliveira, (2001, 2011), dentre outros, buscamos um embasamento teórico que pudéssemos aprofundarmos nessa temática. Diante dos resultados apresentados pelos artigos em análise, compreendemos que a criança tem o direito de brincar, que o jogo é um instrumento pedagógico, deve ser ofertado durante a aula e incorporar a cultura corporal de movimento. Contudo, percebe-se que a primeira etapa da Educação Básica carece de docentes da área da Educação Física, na medida que esse profissional possui conhecimento para realizar atividades que promovam o desenvolvimento motor, intelectual, afetivo e social dos alunos.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleAplicabilidade de Jogos e Brincadeiras nas Aulas de Educação Física para a Educação Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxEarly Childhood Education is the first stage of Basic Education and its purpose is the integral development of the child. Play is used in Kindergarten as a way to promote the child's cognitive development and favor the teaching-learning process in the face of the goals set by the Physical Education teacher. The games in this stage aim at the motor and social development of children. For the understanding of this theme, a bibliographic research of exploratory nature was carried out, where we selected scientific articles and books that approached the knowledge of games and play as a pedagogical tool. The goal is to understand how teachers of early childhood education develop games and play in the classroom. Based mainly on the studies of Castro (2012), Kishimoto (2010), Vygotsky (2007), Huizinga (2001), Oliveira (2001, 2011), among others, we sought a theoretical basis that could deepen this theme. Given the results presented by the articles under analysis, we understand that children have the right to play, that play is a pedagogical tool, that it should be offered during class and incorporate the body culture of movement. However, it is clear that the first stage of basic education lacks physical education teachers, as this professional has the knowledge to perform activities that promote the motor development of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized (1).pdf440,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons