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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49994

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Título: A prática docente de professores(as) de ciências: um olhar sobre o ensino de química nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo do município de Lajedo - PE.
Autor(es): CARVALHO, Leywison Arthur Evaristo de
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Prática de ensino; Ensino fundamental
Data do documento: 17-Dez-2018
Citação: CARVALHO, Leywison Arthur Evaristo de. A prática docente de professores(as) de ciências: um olhar sobre o ensino de química nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo do município de Lajedo - PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A prática docente é o saber e o fazer do professor na sala de aula, de modo que, o professor se apropria de diversos saberes disciplinares, curriculares dentre outros para desenvolver o seu trabalho. Nesse sentido, a prática docente está intimamente ligada com o ato de ensinar, planejar, organizar e repensar a prática em sala de aula (SOUZA, 2009). Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a partir das tendências pedagógicas as concepções de prática docente dos professores de ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental de escolas do campo do município de Lajedo-PE. Para tanto, buscamos identificar que tendências pedagógica norteiam a proposta para o ensino de ciências do município de Lajedo- PE e também a partir da fala dos professores quais concepções norteiam a prática docente do professor de ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental; e por fim analisar quais tendências pedagógicas se aproximam das concepções de prática docente dos professores de ciências do município de Lajedo-PE. A pesquisa possui um caráter qualitativo, uma vez que buscamos refletir a partir das concepções de prática docente sobre o ensino de química. Para tanto, foi necessário a construção dos instrumentos de coleta de dados (questionário e entrevista semiestruturada), em que o tratamento dos dados obtidos a partir destes instrumentos estão pautados nos estudos de BARDIN (2015). Onde a aproximação com os docentes nos permitiu a caracterização das concepções de prática docente que os mesmos possuem, a partir das tendências pedagógicas (LIBÂNEO, 2008) que norteiam o trabalho do professor em sala de aula. Dessa forma, a presente pesquisa conseguiu compreender que a prática docente desenvolvida nas escolas do campo do município de Lajedo-PE está dotada de tendências pedagógicas, onde as atividades desenvolvidas pelos docentes estão atreladas com as tendências pedagógicas liberal tradicional, liberal progressivista e liberal tecnicista. Desse modo, as principais concepções de prática docente, ou seja o saber e o fazer do professor na sala de aula, ainda fazem parte de uma tendência pedagógica liberal tradicional em sua maioria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49994
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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