Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49994

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorCARVALHO, Leywison Arthur Evaristo de-
dc.date.accessioned2023-05-09T14:52:18Z-
dc.date.available2023-05-09T14:52:18Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.date.submitted2023-05-08-
dc.identifier.citationCARVALHO, Leywison Arthur Evaristo de. A prática docente de professores(as) de ciências: um olhar sobre o ensino de química nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo do município de Lajedo - PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49994-
dc.description.abstractA prática docente é o saber e o fazer do professor na sala de aula, de modo que, o professor se apropria de diversos saberes disciplinares, curriculares dentre outros para desenvolver o seu trabalho. Nesse sentido, a prática docente está intimamente ligada com o ato de ensinar, planejar, organizar e repensar a prática em sala de aula (SOUZA, 2009). Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a partir das tendências pedagógicas as concepções de prática docente dos professores de ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental de escolas do campo do município de Lajedo-PE. Para tanto, buscamos identificar que tendências pedagógica norteiam a proposta para o ensino de ciências do município de Lajedo- PE e também a partir da fala dos professores quais concepções norteiam a prática docente do professor de ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental; e por fim analisar quais tendências pedagógicas se aproximam das concepções de prática docente dos professores de ciências do município de Lajedo-PE. A pesquisa possui um caráter qualitativo, uma vez que buscamos refletir a partir das concepções de prática docente sobre o ensino de química. Para tanto, foi necessário a construção dos instrumentos de coleta de dados (questionário e entrevista semiestruturada), em que o tratamento dos dados obtidos a partir destes instrumentos estão pautados nos estudos de BARDIN (2015). Onde a aproximação com os docentes nos permitiu a caracterização das concepções de prática docente que os mesmos possuem, a partir das tendências pedagógicas (LIBÂNEO, 2008) que norteiam o trabalho do professor em sala de aula. Dessa forma, a presente pesquisa conseguiu compreender que a prática docente desenvolvida nas escolas do campo do município de Lajedo-PE está dotada de tendências pedagógicas, onde as atividades desenvolvidas pelos docentes estão atreladas com as tendências pedagógicas liberal tradicional, liberal progressivista e liberal tecnicista. Desse modo, as principais concepções de prática docente, ou seja o saber e o fazer do professor na sala de aula, ainda fazem parte de uma tendência pedagógica liberal tradicional em sua maioria.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent102p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA prática docente de professores(as) de ciências: um olhar sobre o ensino de química nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo do município de Lajedo - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7503578402197419pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching practice is the teacher's knowledge and doing in the classroom, so that the teacher appropriates various disciplinary, curricular and other knowledge to develop his work. In this sense, the teaching practice is closely linked with the act of teaching, planning, organizing and rethinking the practice in the classroom (SOUZA, 2009). In this sense, the present research aims to analyze, from the pedagogical tendencies, the conceptions of teaching practice of the science teachers of the 9th Year of Elementary Education of schools in the municipality of Lajedo-PE. To that end, we sought to identify which pedagogical trends guide the proposal for the teaching of sciences of the municipality of Lajedo-PE and also from the teachers' speech which conceptions guide the teaching practice of the science teacher of the 9th Year of Primary Education; and finally to analyze which pedagogical tendencies approach the conceptions of teaching practice of science teachers in the municipality of Lajedo-PE. The research has a qualitative character and is based on the studies of MINAYO (2015), since we seek to reflect from the conceptions of teaching practice on the teaching of chemistry. For that, it was necessary to construct the data collection instruments (questionnaire and semi-structured interview), in which the treatment of the data obtained from these instruments is based on the studies of BARDIN (2015). The present study had the participation of 6 teachers from schools in the municipal education network field in the municipality of Lajedo-PE. Where the approximation with the teachers allowed us to characterize the conceptions of teaching practice that they have, based on the pedagogical tendencies (LIBÂNEO, 2008) that guide the teacher's work in the classroom. Thus, the present research was able to understand that the teaching practice developed in the schools of the municipality of Lajedo-PE, is endowed with pedagogical tendencies, where the activities developed by the teachers are linked with the pedagogical trends liberal traditional, liberal progressivist and liberal technicist . In that the main conceptions of teaching practice, that is, the knowledge and the doing of the teacher in the classroom, are still part of a traditional liberal pedagogical trend in its majority.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARVALHO, Leywison Arthur Evaristo de.pdf1,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons