Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49921
Compartilhe esta página
| Title: | Ciências em filmes: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica |
| Authors: | NASCIMENTO, Giulyana Rosa da Silva |
| Keywords: | Animações; Educação; Ensino de ciências; Recursos audiovisuais |
| Issue Date: | 26-Apr-2023 |
| Citation: | NASCIMENTO, Giulyana Rosa da Silva. Ciências em filmes: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
| Abstract: | A educação não deve ficar presa ao acúmulo de informações ou repasse de conhecimentos, e não deve ser limitada apenas por seus resultados. O percurso que envolve todo o processo de ensino e aprendizagem precisa ser levado em consideração. Os filmes são excelentes recursos didáticos, pois podem despertar o imaginário dos alunos. As aulas construídas a partir de animações cinematográficas podem ajudar no processo formativo dos discentes no estudo de Ciências, colaborando não só para a construção de um pensamento crítico como também para o processo de autorreflexão, através das temáticas discorridas dentro da animação. A partir disso, neste trabalho é apresentado uma análise do filme “O Rei Leão I” (1994), destacando as suas potencialidades para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. O trabalho teve como base metodológica uma pesquisa qualitativa e descritiva que buscou conhecimentos biológicos nas cenas da animação avaliada. O longa-metragem aborda temáticas voltadas para temas como biomas, relações interespecíficas, potencial biótico, habitat e nicho ecológico, assim como outras temáticas. A maneira como o filme mostra os diferentes conceitos e os ilustra permite aos professores a opção de promover inúmeras atividades que abordem temáticas. Dessa maneira, a animação pode favorecer de maneira significativa durante as aulas de Ciências. |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49921 |
| Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC GIULYANA VERSÃO FINAL.pdf | 370,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

