Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49921

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Giulyana Rosa da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-04T21:30:11Z-
dc.date.available2023-05-04T21:30:11Z-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.date.submitted2023-05-04-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Giulyana Rosa da Silva. Ciências em filmes: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49921-
dc.description.abstractA educação não deve ficar presa ao acúmulo de informações ou repasse de conhecimentos, e não deve ser limitada apenas por seus resultados. O percurso que envolve todo o processo de ensino e aprendizagem precisa ser levado em consideração. Os filmes são excelentes recursos didáticos, pois podem despertar o imaginário dos alunos. As aulas construídas a partir de animações cinematográficas podem ajudar no processo formativo dos discentes no estudo de Ciências, colaborando não só para a construção de um pensamento crítico como também para o processo de autorreflexão, através das temáticas discorridas dentro da animação. A partir disso, neste trabalho é apresentado uma análise do filme “O Rei Leão I” (1994), destacando as suas potencialidades para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. O trabalho teve como base metodológica uma pesquisa qualitativa e descritiva que buscou conhecimentos biológicos nas cenas da animação avaliada. O longa-metragem aborda temáticas voltadas para temas como biomas, relações interespecíficas, potencial biótico, habitat e nicho ecológico, assim como outras temáticas. A maneira como o filme mostra os diferentes conceitos e os ilustra permite aos professores a opção de promover inúmeras atividades que abordem temáticas. Dessa maneira, a animação pode favorecer de maneira significativa durante as aulas de Ciências.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleCiências em filmes: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Suellen Tarcyla da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3274950779150229pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxEducation should not be limited to the accumulation of information or the passing on of knowledge, and should not be limited only by its results. The journey that involves the entire teaching and learning process needs to be taken into consideration. Films are excellent teaching resources because they can awaken the students' imagination. The lessons built from animated movies can help in the formation process of students in the study of science, collaborating not only for the construction of a critical thinking but also for the process of self-reflection, through the themes discussed in the animation. Based on that, this paper presents an analysis of the movie "The Lion King I" (1994), highlighting its potentialities for the strengthening of science teaching and scientific literacy. The work had as methodological basis a qualitative and documental research that sought biological knowledge in the scenes of the evaluated animation. The feature film deals with themes related to biomes, interspecific relationships, biotic potential, habitat, and ecological niche, as well as other themes. The way the film shows the different concepts and illustrates them allows teachers the option to promote numerous activities that address themes. In this way, the animation can provide significant support during science classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2453508009374921pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GIULYANA VERSÃO FINAL.pdf370,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons