Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49921
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
| dc.contributor.author | NASCIMENTO, Giulyana Rosa da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2023-05-04T21:30:11Z | - |
| dc.date.available | 2023-05-04T21:30:11Z | - |
| dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
| dc.date.submitted | 2023-05-04 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Giulyana Rosa da Silva. Ciências em filmes: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49921 | - |
| dc.description.abstract | A educação não deve ficar presa ao acúmulo de informações ou repasse de conhecimentos, e não deve ser limitada apenas por seus resultados. O percurso que envolve todo o processo de ensino e aprendizagem precisa ser levado em consideração. Os filmes são excelentes recursos didáticos, pois podem despertar o imaginário dos alunos. As aulas construídas a partir de animações cinematográficas podem ajudar no processo formativo dos discentes no estudo de Ciências, colaborando não só para a construção de um pensamento crítico como também para o processo de autorreflexão, através das temáticas discorridas dentro da animação. A partir disso, neste trabalho é apresentado uma análise do filme “O Rei Leão I” (1994), destacando as suas potencialidades para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. O trabalho teve como base metodológica uma pesquisa qualitativa e descritiva que buscou conhecimentos biológicos nas cenas da animação avaliada. O longa-metragem aborda temáticas voltadas para temas como biomas, relações interespecíficas, potencial biótico, habitat e nicho ecológico, assim como outras temáticas. A maneira como o filme mostra os diferentes conceitos e os ilustra permite aos professores a opção de promover inúmeras atividades que abordem temáticas. Dessa maneira, a animação pode favorecer de maneira significativa durante as aulas de Ciências. | pt_BR |
| dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Animações | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
| dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
| dc.title | Ciências em filmes: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | LIMA, Suellen Tarcyla da Silva | - |
| dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3274950779150229 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | Education should not be limited to the accumulation of information or the passing on of knowledge, and should not be limited only by its results. The journey that involves the entire teaching and learning process needs to be taken into consideration. Films are excellent teaching resources because they can awaken the students' imagination. The lessons built from animated movies can help in the formation process of students in the study of science, collaborating not only for the construction of a critical thinking but also for the process of self-reflection, through the themes discussed in the animation. Based on that, this paper presents an analysis of the movie "The Lion King I" (1994), highlighting its potentialities for the strengthening of science teaching and scientific literacy. The work had as methodological basis a qualitative and documental research that sought biological knowledge in the scenes of the evaluated animation. The feature film deals with themes related to biomes, interspecific relationships, biotic potential, habitat, and ecological niche, as well as other themes. The way the film shows the different concepts and illustrates them allows teachers the option to promote numerous activities that address themes. In this way, the animation can provide significant support during science classes. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2453508009374921 | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC GIULYANA VERSÃO FINAL.pdf | 370,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

