Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49921

Compartilhe esta página

Título: Ciências em filmes: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica
Autor(es): NASCIMENTO, Giulyana Rosa da Silva
Palavras-chave: Animações; Educação; Ensino de ciências; Recursos audiovisuais
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: NASCIMENTO, Giulyana Rosa da Silva. Ciências em filmes: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica: análise do potencial do filme "o rei leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: A educação não deve ficar presa ao acúmulo de informações ou repasse de conhecimentos, e não deve ser limitada apenas por seus resultados. O percurso que envolve todo o processo de ensino e aprendizagem precisa ser levado em consideração. Os filmes são excelentes recursos didáticos, pois podem despertar o imaginário dos alunos. As aulas construídas a partir de animações cinematográficas podem ajudar no processo formativo dos discentes no estudo de Ciências, colaborando não só para a construção de um pensamento crítico como também para o processo de autorreflexão, através das temáticas discorridas dentro da animação. A partir disso, neste trabalho é apresentado uma análise do filme “O Rei Leão I” (1994), destacando as suas potencialidades para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. O trabalho teve como base metodológica uma pesquisa qualitativa e descritiva que buscou conhecimentos biológicos nas cenas da animação avaliada. O longa-metragem aborda temáticas voltadas para temas como biomas, relações interespecíficas, potencial biótico, habitat e nicho ecológico, assim como outras temáticas. A maneira como o filme mostra os diferentes conceitos e os ilustra permite aos professores a opção de promover inúmeras atividades que abordem temáticas. Dessa maneira, a animação pode favorecer de maneira significativa durante as aulas de Ciências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49921
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GIULYANA VERSÃO FINAL.pdf370,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons