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Título : O uso do sistema eletrônico de informação (SEI) na unidade do sistema urinário do hospital das clínicas de Pernambuco como ferramenta de inovação no setor público
Autor : PEREIRA, Poliana Cássia Gonçalves
Palabras clave : Inovação – Governança pública; Registros hospitalares; Gestão da Informação
Fecha de publicación : 27-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : PEREIRA, Poliana Cássia Gonçalves. O uso do sistema eletrônico de informação (SEI) na unidade do sistema urinário do hospital das clínicas de Pernambuco como ferramenta de inovação no setor público. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A evolução da sociedade e surgimento de ferramentas como a internet trouxeram diversos desafios para o poder público no Brasil, a exemplo da necessidade de implantação de sistemas de informação nos diversos órgãos públicos, todos com a finalidade de proporcionar transparência, autonomia, celeridade nos processos e, principalmente, aproximar os órgãos públicos de seus respectivos usuários. A inserção de tecnologias da informação tem o objetivo de aprimorar a eficiência dos processos, com destaque para o enfoque organizacional de modo a auxiliar o cumprimento daquilo que foi determinado pela Lei no 12.527/2011 e pelo Decreto no 8.539/2015, responsáveis pela garantia do acesso e divulgação de informações e uso de meios eletrônicos para tramitação de processos administrativos, respectivamente. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) surge a partir disso, da necessidade de dar ao cidadão o acesso às informações, bem como aproximá-lo do setor público. Na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito do Hospital das Clínicas, por meio da gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o SEI passou a ser utilizado através da Portaria SEI no 49 de 2017. Contudo, apesar de proporcionar, na teoria, o cumprimento das determinações legais acima mencionadas, se faz necessário avaliar como tem sido na prática. Por esse motivo, a presente pesquisa tem como objetivo averiguar se o uso do SEI se caracteriza como uma inovação no serviço público que facilitou a execução das atividades desempenhadas pela percepção de seus usuários, servidores e empregados públicos do Hospital das Clínicas na Unidade do Sistema Urinário (USU). Para possibilitar a análise proposta, um questionário foi aplicado com os servidores da USU, por meio da qual esta autora buscou compreender como tem sido a percepção deles sobre o SEI, se ele auxiliou na execução dos trabalhos para os quais foi proposto, buscando entender, também, se há e quais os pontos que precisam de melhora. Foi possível notar que, apesar de ser considerado inovação, diversos problemas na implantação do SEI impediram a sua introdução da rotina dos servidores do local.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49914
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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